Durante o último período de recesso acadêmico, as bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) passaram por mudanças no sistema de gerenciamento de empréstimo, com intuito de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. A partir de agora, o Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) conta com a plataforma especializada Pergamum, utilizada em bibliotecas em todo o Brasil.

A troca beneficia os usuários e os trabalhos internos da biblioteca, possibilitando a catalogação de periódicos da Universidade, além de integrar diversas ferramentas, como Repositório Institucional e Bibliotecas Virtuais. Com essa mudança, houve alterações em diferentes pontos para os usuários, beneficiando-os. Entretanto, as regras de circulação e as normas de funcionamento não foram modificadas.

Confira as alterações:

Acesso pelo Siga3 

A partir de agora, o acesso à plataforma da biblioteca é feito através do Siga3, não mais através da portal Siga1 (Laranja). No Siga3 é possível consultar o acervo, fazer reservas, pesquisar nas bibliotecas virtuais, além de ser possível efetuar consultas de datas dos empréstimos, datas de devolução, histórico dos livros emprestados e fazer renovações.

Os empréstimos em vigência, pendências e demais informações já estão acessíveis na nova plataforma, na aba Meu Pergamum. As informações foram migradas a partir do sistema antigo.

Renovação a qualquer momento

Com a nova plataforma, o usuário pode renovar seu empréstimo a qualquer momento, não sendo necessário aguardar o prazo de 24 horas antes do vencimento. Através do sistema, será possível prorrogar os empréstimos por quatro vezes. Na quinta renovação, o usuário deverá se encaminhar até a unidade de empréstimo e realizar o procedimento presencialmente. Após essa etapa, o usuário poderá estender o empréstimo  por mais quatro vezes virtualmente.

Empréstimos de fim de semana

O empréstimo de fim de semana, utilizado para livros que não circulam, foi padronizado em todas as bibliotecas do campus. A partir das 16h das sextas-feiras ou vésperas de feriado, o usuário pode utilizar-se desse procedimento, tendo a devolução do exemplar marcada para até às 10h da manhã do próximo dia útil. .

Alertas e recibos por e-mail

Através do e-mail cadastrado no Siga, o usuário receberá alertas de vencimento de empréstimo dois dias antes do prazo. Outra mudança é o envio de recibo, via e-mail, a cada renovação ou pagamento de pendências. Entretanto, vale ressaltar que o não envio dessas notificações não isenta o usuário de pagamento de multas por atraso nos empréstimos. Para se beneficiar dessa mudança, as informações pessoais devem ser mantidas atualizadas no Siga.

Outras informações: Centro de Difusão do Conhecimento (CDC)  Bibliotecas da UFJF