Integrantes das prefeituras de cidades da Zona da Mata, empresários, associações de classe, sindicatos, comunidades acadêmicas e membros da sociedade civil estão convidados a participar da 1ª Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira (Conide). O evento, que ocorre entre os dias 22 e 23 de agosto, no Hotel Gran Victory (antigo Independência Trade Hotel) é uma realização do Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI-Mata), ligado ao Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A Conide é um projeto que visa convergir, num mesmo espaço, diversas visões sobre desenvolvimento econômico e social, promovendo o debate sobre essas perspectivas e sua aplicação na realidade regional.

Segundo o Diretor de Inovação da UFJF e um dos idealizadores da Conide, professor Ignacio Delgado, os participantes podem esperar um evento “que discuta, sob diferentes perspectivas e tendências, o papel da inovação para a elevação da competitividade das empresas, bem como instrumentos de fomento do desenvolvimento econômico, tendo como base a colaboração entre instituições de ensino e pesquisa, o poder público e o universo empresarial”, afirma. “Tal colaboração pode se dar por via da transferência de tecnologia, da incubação de empresas e do estímulo e registro das atividades inventivas, como já se efetua nas atividades regulares do Critt, além da formulação de ações estratégicas que fortaleçam a economia regional”.

Idealizada como um ambiente ideal para troca de conhecimentos e experiências, a Conide pretende estimular o contato entre diferentes atores de um mesmo mercado, estimulando a prospecção de clientes, a concretização de parcerias e realização de negócios. Para isso, a Conferência pretende facilitar a interface entre órgãos públicos; entidades de fomento; associações de classe; organizações representativas; instituições de ensino, pesquisa e extensão; e o empresariado regional, possibilitando que essas interações se convertam em projetos que beneficiem todos os envolvidos no sistema econômico da região.

“A Conide buscará se posicionar como um espaço de debates e de discussões que, de modo coordenado, levem a Zona da Mata Mineira a (re) problematizar antigas questões e também novas – smarticities (cidades inteligentes), inovações na gestão pública e afins – que poderão reposicionar a região em termos de desenvolvimento econômico e social”, acrescenta a Gerente de Inovação e Transferência de Tecnologia do Critt, Débora Marques.

Submissão de trabalhos

Os interessados em participar poderão submeter suas propostas de trabalho até o dia 10 de julho. Os trabalhos podem versar sobre atividades visando o desenvolvimento e inovação em todas as áreas de conhecimento, conforme as seguintes subáreas:

– Desenvolvimento: indicadores econômicos, arranjos produtivos locais, atividades econômicas relacionadas ao agronegócio, indústria, serviço, comércio e turismo, desenvolvimento tecnológico, desenvolvimento regional.

– Inovação: inovações tecnológicas em produtos ou processos, inovações em serviços, marketing, modelos de negócio relacionados ao agronegócio, indústria, serviço, comércio e turismo.

Serão selecionados até 100 trabalhos, que deverão ser afixados conforme programação do evento. As propostas devem ser encaminhadas em formato de arquivo PDF para o e-mail poster@conide.com.br. O resultado da avaliação será divulgado no dia 1º de agosto.

Programação

A programação completa da Conide – que pode ser conferida neste link – conta com palestras de empreendedores e acadêmicos de destaque no cenário nacional, além de sessões de Grupos de Trabalho com temáticas, como agronegócio, comércio, indústria, serviços e turismo. A palestra de abertura, que ocorre às 20h do dia 22, será ministrada por Paulo Roberto Haddad, que foi Ministro da Fazenda do Brasil, durante a presidência de Itamar Franco.

Segundo Ignacio, o evento como um todo foi desenhado para que a inovação, o desenvolvimento econômico e social e tendências tecnológicas – a exemplo das smarticities – pudessem ser discutidas, trazendo a visão, os problemas e as perspectivas dos pontos de vista público (prefeituras e estados) e privado. “Neste sentido, teremos a abertura com Paulo Haddad e painéis que contemplaram as principais atividades econômicas no serviço, na indústria, no turismo, no agronegócio e no comércio.”

O professor ressalta que o evento também é uma oportunidade para que professores e alunos da UFJF e de outras instituições de ensino mostrem seus trabalhos acadêmicos, que tenham como foco discutir inovação, desenvolvimento e tecnologias.

“Trata-se de um espaço de debate e, sobretudo, de encontro de diferentes atores e agentes – público e privados – a exemplo do que já vem ocorrendo com os encontros realizados pelo GDI-Mata. É uma oportunidade de empresas terem contato com outros empresários que implementaram ferramentas e estratégias que foram bem-sucedidas e é, também, espaço para que representantes do poder público, em suas mais variadas esferas, tenham contato com outros gestores que implementaram ações em suas prefeituras e estados, obtendo sucesso”, reitera Débora.

Confira aqui a programação completa da 1ª Conide.

Outras informações: (32) 2102-3435 – Centro Regional de Inovação e Transferência  de Tecnologia (Critt)

 Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata)