A UFJF está selecionando 1.330 vagas de 42 cursos na segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades são para os dois campi – Juiz de Fora e Governador Valadares – com ingresso no segundo semestre letivo. O prazo de inscrição termina às 23h59 desta quinta, 1º. Para concorrer, o candidato deve ter feito o Enem em 2016, pois a nota no exame é utilizada para a classificação. Saiba como se inscrever:

1) Acesse o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Digite o seu número de inscrição no Enem e senha para entrar na área do site reservada ao candidato.

1---sisu_pagina incial do site do Sisu_ inserir n inscricao Enem e senha

Passo 1: inserir número de inscrição no Enem 2016 e senha

2) Atualize seus dados de contato
Insira seu número de celular e e-mail. Feita a atualização, você pode continuar a se inscrever no sistema.

Passo 2: atualize seus dados de contato

3) Escolher a primeira opção
Na tela “Minha inscrição”, você pode escolher duas opções de curso. Inicie clicando em “Fazer a inscrição na 1ª opção”.

Passo 3: faça sua inscrição na primeira opção de curso

4) Busque pela UFJF
Digite UFJF no campo de pesquisa por vagas ou busque pelo nome do curso desejado.

4 --- Buscar por UFJF na lista de universidades

Passo 4: busque pela UFJF na lista de universidades

5) Acesse a lista de cursos
Ao buscar pela Universidade, será exibida a relação com todas as vagas disponíveis em 42 cursos nos dois campi.

5 --- sisu - aparecera as lista de cursos da UFJF

Passo 5: lista de cursos da UFJF

6) Escolha o curso
Clique no curso desejado para saber a quantidade de vagas disponíveis. Confira ainda as vagas para cada uma das nove modalidades de concorrência – ampla e oito grupos de ações afirmativas (cotas). Para continuar, clique em “Escolher este curso”.

6 ---- Sisu - clicando no curso da para saber a distribuicao das vagas em grupos e a definicao de cada um deles

Passo 6: escolha o curso e verifique a descrição de cada grupo de cotas

7) Selecione a modalidade
Leia atentamente a descrição de cada grupo e verifique com qual é o seu perfil. Escolha uma opção e clique em “Escolher esta modalidade”. Tem dúvidas sobre os grupos. Preparamos um guia para esclarecê-las.

7 ---- Sisu - clicar em escolher o curso e selecionar o grupo correspondente

Passo 7:  selecione a modalidade de concorrência que melhor se encaixe em seu perfil

8) Confira a lista de documentos
Cada modalidade requer uma série de documentos necessários para comprovar renda e outros pontos de ação afirmativa. Clique em “Como comprovar?” para saber o que é exigido para cada grupo e quais comprovantes são aceitos. Esteja atento a essas informações.

8 ---- sisu - cada grupo tem a lista de documentos necessarios para comprovacao

Passo 8: verifique documentos comprobatórios para comprovar sua inserção na modalidade

9) Verifique documentos para matrícula
Revise sua escolha de curso e modalidade. Leia atentamente a documentação exigida para a matrícula. Já é possível ir separando os documentos para não deixar para a última hora.

9 --- sisu - selecionado o curso e o grupo aparece a lista de documentos para matricula

Passo 9: selecionado o curso e o grupo, veja a lista de documentos para matricula

10) Confirme sua escolha de curso
Logo abaixo da lista de documentos, clique em “Confirmar minha inscrição nesta opção”.

10 --- sisu - logo abaixo da lista eh preciso confirmar a escolha pelo curso

Passo 10: confirme sua inscrição no curso da UFJF

11) Inscrição na primeira opção realizada
Pronto! A sua inscrição na primeira opção de curso está concluída. Basta repetir o processo para se candidatar na segunda opção. Você pode sempre alterar as suas escolhas de curso até 23h59 desta quinta, 1º. Apenas a opção mais recente será considerada. Boa sorte!

11a - escolha da primeira opcao feita com sucesso repetir os passos para escolher a segunda opcao

Passo 11: feita a escolha, repita o processo para definir a segunda opção

12) Confira notas parciais
Acesse diariamente sua conta no Sisu até o último dia de inscrições para saber se sua pontuação no Enem 2016 é suficiente para aprovação na chamada regular. Todo dia à meia-noite, o sistema atualiza as notas parciais. Caso a sua não seja suficiente, mantenha o ânimo, pois há lista de espera com editais de reclassificação.

Passo 12: confira as notas parciais diariamente

Confira a série especial sobre o Sisu na UFJF