A possibilidade de aprender sobre o processo de secagem por atomização, ou spray dryer, como também é conhecido, vai ser oferecida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), no dia 9 de junho. O curso “Secagem em Spray Dryer: aplicações tecnológicas” será realizado pelo Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem), do Departamento de Química, no auditório do Instituto de Ciências Exatas (ICE), das 8h às 18h, com intervalo para almoço. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo link do formulário. Como são apenas 50 vagas, é melhor se apressar.

Voltado para alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Química e de Farmácia, do Mestrado Profissional do Leite da UFJF, para alunos de cursos técnicos na área de alimentos e também para profissionais da indústria de alimentos, o curso é aberto à comunidade da UFJF e também ao público externo. O objetivo, de acordo com o coordenador Rodrigo Stephani, professor do Departamento de Química, é “apresentar os principais conceitos científicos e tecnológicos da secagem por atomização nas indústrias. O tema é relevante principalmente para as áreas de ciência e tecnologia de alimentos, ciências farmacêuticas, química e nutrição, contudo o curso é aberto a todos os interessados”.

O coordenador adianta que um dos destaques do dia será o pré-lançamento de um aplicativo tecnológico para desktop, da série INDÚSTRIAapp, desenvolvido entre o Inovaleite (do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV) e o NEEM. “Neste projeto, uma série de ferramentas digitais para controle de processos industriais foram desenvolvidas visando subsidiar a indústria nas diferentes operações envolvidas no processamento dos alimentos. Neste primeiro aplicativo, o foco é a otimização do sistema de secagem em Spray Dryer. O DryCalc permite não só utilizar dados reais de processos, como também simula condições ideais, fornecendo subsídio para o melhor desempenho das plantas industriais”, explica.

O curso será ministrado pelo próprio Rodrigo Stephani, por Luiz Fernando Cappa de Oliveira, do Departamento de Química da UFJF e por Ítalo Tuler Perroni, que é referência nacional no assunto, da UFV.

O que é spray dryer?

Rodrigo Stephani explica que “a secagem por spray dryer é um dos principais métodos para a conservação de alimentos e é amplamente empregada nas indústrias química e farmacêutica”. Através de um equipamento, produtos em estado líquido ou pastoso, são transformados em pó. O material é dispersado em forma de pequenas gotículas em uma corrente de ar quente, para que a parte líquida evapore e ele seque. Na indústria alimentícia a técnica é utilizada na fabricação de sucos, sopas instantâneas e leite em pó, por exemplo. A aplicação garante maior qualidade e preservação dos nutrientes.

Conteúdo do curso

– Introdução à secagem e aos princípios tecnológicos da secagem por atomização;

– Transição Vítrea (Tg) – definição, formação do estado vítreo, cálculo da Tg, relação entre composição, condições de operação do spray dryer e manutenção do estado vítreo;

– Tipos de spray dryers – secagem em único e múltiplos estágios, tipos de atomizadores e de câmaras de secagem, sistemas para separação e recuperação de pós;

– Termodinâmica do processo de secagem – umidade absoluta e relativa, balanços de massa e de energia, diagrama de Molier;

– Aplicação do diagrama de Molier à secagem por atomização – simulação do processo de secagem, relação entre as condições de operação do spray dryer e as propriedades dos pós.

Outras informações: (32) 2102-3310 – Departamento de Química