Com 10.500 consultas realizadas, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) quebrou o próprio recorde de atendimentos feitos no mês de março. A marca é a maior da instituição desde o mês de março de 2015, quando atendeu 8.000 pessoas em consultas. Nos demais meses de 2015, até fevereiro deste ano, o número de consultas variou entre 3.000 e 8.000. Do número recorde, 9.800 consultas foram realizadas na Unidade Dom Bosco e 700 na Unidade Santa Catarina. Os atendimentos são conduzidos nos ambulatórios especializados, contemplando as diversas áreas de atenção à saúde, sendo o HU referência para os casos de maior complexidade na Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O recorde também foi no número de internamentos, com 420 internações de maior complexidade, na unidade Santa Catarina. Segundo o chefe da Divisão de Gestão do Cuidado (DGC), Erich Vidal Carvalho, a evolução no número de consultas vem acontecendo devido a incorporação de novos profissionais e uma reorganização nos ambulatórios. “Com a chegada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), além da contratação de novos profissionais, houve reestruturação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e um maior estreitamento com a regulação do gestor municipal do SUS (Prefeitura de Juiz de Fora), permitindo alcançar esse número expressivo de consultas ofertadas à população, além de outros serviços”, explica.

Para o Chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, manter um número crescente em consultas é positivo para todos que são atendidos e participam da estrutura do Hospital Universitário. “Hoje o HU é uma referência para as diversas áreas da atenção à saúde, sendo que, atualmente, nós somos os maiores prestadores desse tipo de atendimento na cidade. Então, este resultado é válido para todo mundo, tanto para a população quanto para os alunos que estão no ensino. O HU é o campo de atividade prática dos cursos da área de saúde da UFJF. Logo, quando você tem mais produção com qualidade, você também melhora o ensino e isso tem reflexo na assistência“, destaca.

Sobre a expectativa para os resultados futuros do HU, Erick Carvalho conclui que este resultado mostra que o Hospital Universitário tem potencial para mais e que investimentos estão sendo feitos. “O crescimento do HU depende de um orçamento, que é derivado de um contrato anual feito com a PJF. Nós já fizemos a solicitação de uma renovação do contrato com base no nosso número recorde de consultas e, para que haja um contínuo crescimento, é necessário também um incremento orçamentário “.