Ricardo Faria participou da Primeira Reunião Técnica de Alinhamento, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e pelo Circuito Turístico Caminho Novo, em parceria com o curso de Turismo da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Ricardo Faria participou da Primeira Reunião Técnica de Alinhamento, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e pelo Circuito Turístico Caminho Novo, em parceria com o curso de Turismo da UFJF (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, nesta terça-feira, 4, a visita do secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, que esteve acompanhado do assessor da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento, Fernando Luiz Eliotério. A comitiva, que foi recebida pelo reitor Marcus David, visitou as instalações do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e participou da Primeira Reunião Técnica de Alinhamento promovida pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) e pelo Circuito Turístico Caminho Novo (CTCN), em parceria com o curso de Turismo da UFJF.

Na parte da manhã, o titular da Setur-MG esteve na sede do Critt, onde foi apresentado ao Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata), através do diretor de Inovação da Universidade, Ignacio Delgado. Segundo Faria, o Centro pode servir como referência para a produção de novas tecnologias que auxiliem na potencialização do turismo no estado.

“Tivemos uma belíssima apresentação no Critt; lá já existe um grupo de trabalho muito avançado, que reúne toda uma condição para que possamos traduzir em ações concretas esse fortalecimento das ações do turismo. Um exemplo disso é a criação de aplicativos, para que possamos orientar o visitante que vem conhecer o nosso estado ou, até mesmo, o visitante mineiro, que vem conhecer o interior de Minas, nossas belezas naturais. Sabemos que este visitante constrói seu próprio roteiro, daí a necessidade de plataformas digitais, de redes sociais que possam dar subsídio a ele”, afirmou.

A Primeira Reunião Técnica de Alinhamento da Setur-MG e do CTCN, que aconteceu no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH), reuniu palestrantes dos dois órgãos e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e autoridades de diversos municípios da Zona da Mata mineira.

Aproximação entre academia e instâncias governamentais

(Foto: Luiz Carlos Lima)

Ricardo Faria também foi recebido pelo reitor Marcus David, que ressaltou o papel da Universidade no auxílio à implantação de políticas públicas (Foto: Luiz Carlos Lima)

Em seguida, a comitiva estadual foi recebida pelo reitor da UFJF, Marcus David, e pela vice-reitora, Girlene Alves, que ouviram elogios à estrutura da Universidade. Ricardo Faria também comentou sobre os programas de apoio às festividades municipais e à instalação de sinalização turística que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado e,além de outros assuntos, enalteceu o trabalho do Observatório de Turismo da Universidade, “uma ferramenta fundamental para podermos nortear e fomentar as políticas públicas.”

Ao fim do encontro, Marcus David agradeceu a visita dos gestores e ponderou a necessidade da aproximação entre a academia e as instâncias governamentais: ““É muito importante a Universidade manter-se próxima do poder público para cumprir o seu papel, auxiliando na implantação de políticas públicas, ajudando o Estado a desenvolver essas políticas como formas de atingir a sociedade”.

Diálogo
Para o professor do Departamento de Turismo da UFJF, Marcelo Carmo Rodrigues, “a Universidade é o local ideal para essas discussões que envolvem não apenas questões políticas, mas, também, técnicas, científicas. É muito importante para o nosso aluno,que está aqui, assistindo, ver essa proximidade da gestão do estado com a UFJF”.

A gestora do Circuito Caminho Novo, Daniele Feyo, encerrou a pauta do encontro. Segundo a executiva, “a parceria com a Universidade Federal, através do curso de Turismo, tem sido cada vez mais intensa. Nós temos nos aproximado, já que somos os interlocutores entre a Secretaria de Estado de Turismo e os municípios. Acho que o papel da Universidade de difundir todo esse conhecimento, esse alinhamento com as políticas públicas, faz com que precisemos estabelecer esse diálogo maior. E penso que essa proximidade tem nos fortalecido muito, no sentido de difundirmos as ideias e os conhecimentos”.

Outras informações:
(32) 2102-3137 – Graduação em Turismo