O pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis e coordenador do Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Ednilson de Jesus, é o convidado da mesa de abertura do evento “Diversidade na UFJF”, no dia 5, às 9h, no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Às 10h, ele profere a conferência “A diversidade no âmbito da formação”.

O evento acontece nos dias 5 e 6 e reúne apresentações de trabalhos e rodas de conversa, buscando refletir ações desenvolvidas nos âmbitos da inclusão e da acessibilidade das pessoas com deficiência; da identidade de gênero e diversidade sexual, da vulnerabilidade social e das relações étnico-raciais dentro do espaço universitário.

Como aconteceria em novembro de 2016, mas acabou sendo adiado, as inscrições feitas à época continuam valendo. Além disso, novas inscrições podem ser realizadas, até domingo, 2, através do link.

No dia 5, a programação conta ainda com rodas de conversa, a partir das 14h, com temas “Acessibilidade e Pessoas com Deficiência”, “Identidade de Gênero – Mulheridades/Masculinidades”, “Identidade de Gênero – LGBTI”, “Diversidade Étnico-racial”, “Direitos Humanos” e “Vulnerabilidade Social”, com participações de professores da UFJF, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

No dia 6, às 9h, acontece a palestra “As Ações Afirmativas na Educação Brasileira”, ministrada pelo coordenador administrativo do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Adilson Pereira dos Santos. Na parte da tarde, haverá uma plenária com apresentação dos resultados das discussões ocorridas no dia 5 e a escolha de representantes para compor o Fórum da Diversidade da UFJF.

De acordo com o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira, o objetivo do “Diversidade na UFJF” é pensar como essas temáticas devem compor ações formativas em todos os cursos de graduação. “Quando a gente fala em ações afirmativas, não estamos nos referindo apenas às cotas, mas também a todos os programas que pensam uma forma de permanência dos alunos nos cursos. Não basta o estudante entrar na Universidade; nós devemos pensar também em políticas de permanência, e isso envolve desde o Restaurante Universitário até as bolsas que os estudantes recebem”, pontua.

O evento é uma iniciativa da Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF, em parceria com as pró-reitorias de Graduação e de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva.

Outras informações:
(32) 2102-6919 – http://www.ufjf.br/diaaf/