dissertação comunicação

Vanessa Tonelli utilizou metodologia semiótica de Charles Sanders Peirce (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“O Turismo movimenta mais de 10% do PIB mundial e tem implicações em vários aspectos da sociedade. Assim, já é por si só uma atividade que tem importância sociológica e cultural. Nesse contexto, a comunicação exerce uma importante função, incentivando viagens, criando imagens e imaginários.” A explicação é da acadêmica do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),Vanessa Tonelli da Silva, que defendeu a sua dissertação de mestrado nessa quinta-feira, dia 16.

Com o título O turismo e a reconfiguração de linguagem no ciberespaço: uma análise do portal Visit Brasil” o estudo apresenta como objeto o portal criado pelo Governo Federal para atingir o turista estrangeiro que busca informações sobre o Brasil. O estudo analisa a forma como o portal Visit Brasil trabalha a imagem do país a partir de fotografias que ilustram as informações de destinos brasileiros.

“Realizamos um percurso que busca evidenciar como a cultura atual propicia grande troca de informação entre os próprios consumidores, criando mecanismos de busca e avaliação que acabam influenciando na atividade turística. Busco demonstrar também que essa percepção evoca uma nova forma de comunicar os destinos turísticos.”

Para a pesquisa, a mestranda utilizou a metodologia semiótica de Charles Sanders Peirce, conhecida mais propriamente como a Gramática Especulativa, com o intuito de analisar  fotografias veiculadas pelo portal. “As imagens trabalhadas procuram sempre mostrar de modo claro o que se trata, com uma predominância de monumentos e belezas naturais.”

Além do site, o Visist Brasil também possui uma conta no Instagram para a postagem de fotos feitas por turistas que utilizaram a hashtag #visitbrasil. “O perfil possui muita interação de brasileiros e pouca do público estrangeiro, o que, de certa forma, não cumpre com o objetivo da criação do portal. Embora as postagens sejam todas em inglês, isso não garante o engajamento dos turistas estrangeiros. Depois da troca de presidentes, o portal perdeu muitas funcionalidades e passou a criar menos experiências para o usuário”, ressalta a pesquisadora.

Contato:
Vanessa Tonelli (mestranda)
tonellijf@gmail.com

Banca examinadora:
Soraya Maria Ferreira Vieira (orientadora – UFJF)
Francisco Paoliello Pimenta (UFJF)
Hermes Renato Hildebrand (UNICAMP)

Outras Informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação