“Violência escolar: elaboração, implementação e avaliação de um programa de intervenção” é o título da dissertação defendida pelo mestrando Thiago Virgílio da Silva Stroppa nessa quinta-feira, 16, no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O trabalho é orientado pelo professor Lélio Moura Lourenço que integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

A pesquisa buscou, com o auxílio de revisão literária sobre a temática da violência escolar em vários países, trabalhar atividades em uma escola pública de Juiz de Fora, de forma que o assunto fosse discutido entre professores e alunos da instituição. O professor Lélio explica que a violência escolar já é um assunto estudado pelo Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (Nevas) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Neste sentido, o trabalho de Thiago surge para aprofundar as discussões. “Ele fez um exame sistemático de bom nível no que existe em publicações sobre o tema da violência escolar. Partindo disso, o Thiago avaliou os trabalhos que também já foram realizados nessa área”, complementa o orientador.

O realizador da pesquisa revela que os causadores desse tipo de violência não surgem unicamente dentro do ambiente escolar, já que, muitas vezes, eles partem também dentro da estrutura familiar dos alunos. “O importante é que se tenha uma visão do fenômeno da violência escolar como multidimensional, que está relacionado a vários fatores que dizem respeito aos próprios alunos, seus familiares/responsáveis, características da escola e sociedade como um todo. Pode-se destacar, por exemplo, que a violência escolar é associada, partindo do que é visto na literatura sobre o assunto, a questões como desigualdades socioeconômicas e culturais, ao tráfico e uso de drogas e à violência familiar”, explica o mestrando.

A intervenção envolveu cerca de 114 alunos e 10 professores ou gestores escolares de uma escola pública da cidade. “Foi observado que as habilidades sociais e o senso de pertencimento dos alunos à escola são importantes fatores que estão relacionados à questão do maior ou menor índice de violência escolar e, portanto, a promoção dos mesmos é utilizada em programas de intervenção para que se possa atuar diante do problema”, ressalta o acadêmico. As dinâmicas foram desenvolvidas por meio de 13 encontros na escola, que buscaram envolver alunos e professores.

Contato:
Thiago Virgílio da Silva Stroppa (Mestrando)
thiagostroppa@hotmail.com

Prof. Dr. Lélio Moura Lourenço (Orientador)
lelio.lourenço@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Lélio Moura Lourenço (Orientador – UFJF)
Maria Elisa Caputo (UFJF)
Beatriz Pereira (Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal)

Outras informações: (32) 2102-3158 – Programa de Pós-Graduação em Psicologia