fsfs

Alunos do Mariagerfjord Gimnasium ficarão por duas semanas em Juiz de Fora, para atividades educacionais (Foto: Luiz Carlos Lima)

Vinte estudantes da Dinamarca foram recebidos por professores, alunos e familiares de alunos do Colégio de Aplicação João XXIII, nesta segunda-feira, 13, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa acontece por meio do Programa de Intercâmbio Internacional (PII-João), da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF (DRI), em parceria firmada entre a Universidade e o Colégio Mariagerfjord Gimnasium, da cidade de Hobro. Eles participarão, por duas semanas, de atividades educacionais no João XXIII, e ficarão hospedados nas casas de famílias dos 15 estudantes que, no no passado, fizeram o caminho inverso e passaram pela mesma experiência na Dinamarca.

Os estudantes foram recebidos, no Anfiteatro das Pró-Reitorias, pela vice-reitora Girlene Silva e pela diretora de Relações Internacionais a UFJF, Bárbara Daibert, e também pela diretora geral do Colégio João XXIII, Andréa Vassalo Fagundes. Os dinamarqueses assistiram ao vídeo institucional da UFJF, receberam CD do Coral da Universidade e um manual de apresentação da instituição.

A vice-reitora desejou boas-vindas aos alunos e enfatizou o papel do Colégio de Aplicação João XXIII no processo de formação educacional. “Para a nossa Universidade, é um prazer imenso receber vocês e, certamente, estão em uma das melhores cidades desse país e estão sendo acolhidos por uma unidade nossa, o Colégio de Aplicação, que tem um significado muito importante na formação, não só em Minas Gerais, mas no Brasil. A Universidade estará sempre atenta e cuidadosa a essa possibilidade de troca e de ensino.”

Para a diretora geral do Colégio João XXIII, Andréa Vassalo Fagundes, este intercâmbio é uma oportunidade única para a educação básica e para o Colégio. “Poucas escolas têm essa oportunidade de entrelaçar experiências e cada vez mais ampliar horizontes; esta é a expectativa de toda escola que se compromete com a formação integral do aluno. Nossos alunos retornaram com um amplo conhecimento e puderam socializar essas informações. Agora, esse olhar se estende ainda mais com a vinda deles para a nossa escola por duas semanas”.

O professor do ensino médio do João XXIII, Marco Aurélio Mendes, participou desde o início do acordo entre a UFJF e o colégio dinamarquês. Ele ressalta que esta interação teve um efeito muito positivo. “O impacto desse intercâmbio no Colégio foi muito grande. O intercâmbio é muito rico, é  troca de cultura. Mas o interesse dos alunos pela geografia, pela  língua, aumentou bastante após o retorno deles. Isso foi muito interessante, pois eles foram de sala em sala fazendo relatos dessa experiência, além de abordarem a Dinamarca, falaram como cresceram humanamente. Esse é o legado do intercâmbio.”

Natureza, clima e energia
Os estudantes dinamarqueses chegaram ao Brasil na última quinta-feira, 9, e ficaram hospedados na cidade do Rio de Janeiro. Martin Mikkelsen, 18 anos, é um dos que vieram para a experiência. “Eu quero aprender, saber como é a cultura, como são os estudantes. É essa a expectativa que tenho, não tenho algo pré-determinado. Já me impressionou a vida urbana do Rio, as favelas e como as classes altas vivem no Brasil. A natureza é muito diferente e as pessoas também são diferentes.”

Dinamarqueses foram recebidos por professores, alunos e pais de alunos do João XXIII (Foto: Luiz Carlos Lima)

O passeio no Rio de Janeiro e a UFJF encantaram a estudante dinamarquesa, Cecília Simick, 19. “É uma cultura diferente e a natureza também. É o que eu tinha de expectativa. Fiquei impressionada com a energia das pessoas, principalmente quando fui na Quadra da Mangueira e no passeio de bicicleta que fizemos na Floresta da Tijuca . Nossa, aqui é muito quente e a UFJF é muito linda, o espaço verde me encantou.”

Os 15 alunos do João XXIII foram para o intercâmbio na Dinamarca no dia 7 de setembro e voltaram no dia 25 de setembro do ano passado. O intercâmbio internacional, firmado entre o João XXIII/UFJF e a Dinamarca é um dos únicos no país voltado para a Educação Básica.

Horizontalidade no ensino
Pedro Habel, 17 anos, foi um dos que participaram do intercâmbio no ano passado. Estudante do João XXIII há 11 anos, está abrigando um colega dinamarquês e relata que a experiência foi positiva e de grande aprendizado. “O que trago de aprendizado foi o conhecimento de uma nova cultura, conhecimento de mais uma língua, outros costumes e um novo jeito de ver o que pode ser  melhorado no nosso país.”

Já Victor Silva de Paula, 17 anos, concluiu o terceiro ano do ensino médio ano passado e também participou do intercâmbio. Ele conta que a experiência foi interessante, pois realizou o sonho de conhecer outro país. “Gosto muito de estudar a história de outros países e conviver com uma outra cultura, conversar com outras pessoas diferentes foi incrível. Lá o povo foi muito receptivo. Me chamou a atenção a  horizontalidade que os professores tinham com os estudantes. O aluno era objeto de pesquisa do professor e o professor era o objeto de pesquisa do aluno, não tem essa hierarquia que temos aqui. Eu achei a dinâmica deles muito interessante.”

Outras informações:
(32) 3229-7602/ 7603 (Colégio de Aplicação João XXIII )