(Foto: Alexandre Dornelas)

O professor Clayton Pires construiu um modelo educacional a ser aplicado e testado durante sua atividade de docência no 9º ano do ensino fundamental (Foto: Alexandre Dornelas)

Uma nova forma de ensinar ciências no ensino fundamental que seja capaz de  despertar o interesse dos alunos para a importância dessas áreas em suas vidas. Esse foi o objetivo do mestrando Clayton Antônio Pereira Pires, do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que defendeu nesta segunda-feira, 13, a dissertação “Uma proposta de ensino sobre a luz para o 9º ano do ensino fundamental: sua natureza, propagação e interação com a matéria”.

A essência da pesquisa foi construir um modelo educacional a ser aplicado e testado durante a atividade de docência de Pires, a partir do tema luz, com destaque em sua natureza, propagação e interação com a matéria. Para isso, elaborou-se uma sequência didática com a proposta de estudar a luz através de fenômenos cotidianos. A sequência foi apoiada em autores como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky e Ausubel, além de conceitos físicos de óptica geométrica e física.

Ao estudar o efeito fotoelétrico, por exemplo, uma atividade experimental foi proposta aos alunos, em que deveriam montar um circuito que simula um acendedor para poste de iluminação pública. Assim, relacionou-se o funcionamento do equipamento aos conceitos físicos existentes. Sobre os resultados, Pires observa que “este tipo de intervenção possibilita que o discente construa um novo conhecimento ancorado em suas próprias concepções, reformulando-as e enriquecendo-as”.

O modelo foi aplicado em duas etapas junto a uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Juiz de Fora. A primeira consistiu na aplicação de questionários, pesquisas e discussões nas salas de aula a fim de fazer um levantamento sobre quais eram as concepções dos alunos em relação à ciência, física e luz. Para a segunda etapa foi feito um trabalho buscando a evolução dos alunos a respeito do conteúdo estudado.

O mestrando conta que, após observar que métodos tradicionais de ensino não são eficientes, como aplicação de fórmulas sem relação com a vida prática dos alunos, sentiu a “necessidade de criar um produto de apoio para que professores do 9º ano do ensino fundamental possam aproximar a realidade cotidiana dos alunos aos conceitos físicos científicos.” Pires aponta também que, apesar de o modelo tradicional precisar passar por uma transição, a proposta da atual pesquisa não é de ruptura, mas sim de complementaridade.

De acordo com o orientador Dr. José Roberto Tagliati, a pesquisa “contribui para que professores de ciências do ensino fundamental possam conhecer uma maneira alternativa de apresentação de conteúdos de física relacionados à luz e as aplicações da ciência às tecnologias atuais.” Tagliati atenta ainda para o fato de que, a partir desse material, outros pesquisadores em ensino de física e ciências em geral poderão desenvolver atividades pedagógicas e ações de pesquisa para aprofundamento do tema.

Clayton Antônio Pereira Pires (Mestrando)
claytoncapp@gmail.com

Dr. José Roberto Tagliati (Orientador)
jrtagliati@gmail.com