dissertação mestrado profissional de física

Fabiana Chiaini de Oliveira Almeida analisou as metodologias de ensino utilizadas nas escolas (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

A dissertação “O teatro científico como alternativa metodológica no ensino de física para a aprendizagem do conteúdo de oscilações e ondas” foi defendida nesta segunda-feira, 13, pela mestranda Fabiana Chiaini de Oliveira Almeida. A acadêmica integra o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo apresenta uma alternativa às formas tradicionais de ensino de física para o ensino médio, através de uma maneira lúdica, que possa ajudar estudantes a aprenderem conteúdos científicos de forma mais significativa.

A pesquisa foi desenvolvida com a preocupação de pensar um ensino que ofereça um conteúdo contextualizado, que possibilite o aluno fazer análises críticas e incorporá-las a sua atividade como cidadão. Para isso, Fabiana aponta a necessidade de tornar a participação discente mais ativa, além de manter um acompanhamento das novas tecnologias e das constantes mudanças da sociedade. Para despertar o interesse dos alunos, o trabalho busca mobilizá-los por meio do teatro científico, que alia as artes cênicas à ciência.

A dinâmica realizada durante a pesquisa baseou-se no Teatro do Oprimido, método desenvolvido por Augusto Boal que, a partir de exercícios e técnicas teatrais, propõe a transformação da sociedade. Para o estudo, Fabiana elaborou um diálogo que incorpora os conteúdos científicos sobre ondas e oscilações e que foi entregue com antecedência aos alunos. Cada estudante escolheu um personagem e o interpretou em sala. A partir de um enredo semelhante ao de uma aula, os alunos levantavam-se e expressavam suas falas enquanto Fabiana fazia a personagem do professor. De acordo com a mestranda, essa atividade trabalha questões “inerentes a todo ser humano, como seus sentimentos, suas vontades e anseios, que necessitam se manifestar.”

A mestranda também analisou as metodologias de ensino utilizadas nas escolas e percebeu um quadro de estagnação e uma resistência, por parte de professores, a novas maneiras de abordar os conteúdos curriculares. Nesse processo, observou que essas metodologias ficam em uma posição contraditória em relação às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais que, dentre outras questões, demanda o tratamento contextualizado do conhecimento para tirar o aluno da condição de espectador passivo.

O professor orientador, José Roberto Tagliati, observa que novas metodologias e estratégias de ensino são fundamentais para que o trabalho de professores em ensinar ciências seja eficaz. “O desenvolvimento de pesquisas como essa fornece ferramentas para que mais professores e educadores possam contribuir no desenvolvimento de estudantes. Além disso, a sociedade em geral passa a ter a oportunidade de entender e se interessar em conhecer sobre como a ciência pode contribuir para suas vidas.”

Contato:

Fabiana Chiaini de Oliveira Almeida (Mestranda)
fabiana.chiaini@bol.com.br

José Roberto Tagliati (Orientador)
jrtagliati@gmail.com

Banca examinadora:

Dr. José Roberto Tagliati (UFJF)
Dr. Paulo Henrique Dias Menezes (UFJF)
Dr. Emanuel José Reis de Oliveira (IFES)

Outras informações: (32) 2102-3322 – Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física