tese de doutorado Psicologia

Francesca Stephan Tavares defendeu a tese no Instituto de Ciências Humanas (foto: Jade Uchoas/UFJF)

A doutoranda Francesca Stephan Tavares defendeu nesta sexta-feira, 10, a tese “O cotidiano do professor universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora: Saúde emocional e relacional.” A acadêmica integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e foi orientada pelo professor Lélio Moura.

A pesquisa busca avaliar como diversos elementos que constituem a rotina dos professores universitários podem influenciar na saúde emocional e nas relações dos mesmos. O professor Lélio explica que os desafios enfrentados pelos docentes ultrapassam a sala de aula e o contato com os alunos, já que, muitas vezes, as exigências extras do meio acadêmico podem provocar sobrecarga e estresse excessivo. “Uma coisa que é muito notada é que o professor vive um cotidiano difícil, pois, independente de tudo, existe também a exigência dos relacionamentos interpessoais, junto com a hierarquia de trabalho”, complementa o orientador da pesquisa.

Através de métodos estatísticos, Francesca Stephan trabalhou com uma amostragem de 276 professores, identificados por nome e departamento de origem, para a realização de questionários. Segundo a pesquisadora, “o que se observa é que houve uma modificação na estrutura das universidades e, com essas mudanças, mais do que administrar aulas e orientar alunos, os professores estão sobrecarregados por várias funções, principalmente administrativas”, revela a pesquisadora.

Francesca afirma que sua pesquisa pode contribuir para refletir sobre esse cotidiano construído com base na atividade acadêmica universitária. Segundo a acadêmica, a manutenção das boas relações e a redução das tensões no corpo docente interferem na rotina dos professores.  “É necessário desenvolver medidas e intervenções no cuidado do professor, para que ao longo da carreira ele não tenha só resultados negativos da sua prática profissional”, conclui a doutoranda.

Contato:
Francesca Stephan Tavares (Doutoranda)
francesca_st@yahoo.com.br

Prof. Dr. Lélio Moura Lourenço (Orientador)
lelio.lourenço@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Lélio Moura Lourenço (UFJF – Orientador)
Edelvais Keller (UFJF)
Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov (UFJF)
Luciel Henrique de Oliveira (EAESP)
Antônio Maurício Castanheira Neves  (Univ. Católica de Petrópolis)

Outras informações: (32) 2102-3158 – Programa de Pós-Graduação em Psicologia