Confira as principais dúvidas dos candidatos sobre a seleção de 1.835 vagas de 57 opções de cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu):
1 – O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?
O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Nesta edição do Sisu, podem concorrer quem fez o Enem 2016.
2 – Como funciona o Sisu?
O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição – que está restrita àqueles que não tenham tirado nota zero na redação. O prazo para se candidatar é de 24 a 29 de janeiro, exclusivamente pela internet na página do Sisu. O candidato pode escolher dois cursos como primeira e segunda opções e precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos grupos de acesso (cotas). Durante o período de inscrição, é permitido alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada até as 23h59 do dia 29.
Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2016 e eventuais ponderações. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. O resultado definitivo será divulgado na segunda-feira, 30.
Após a chamada única regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse a partir do resultado final (30) até 10 de fevereiro.
3 – Posso participar do Sisu?
Sim, desde que tenha feito o Enem 2016 e que tenham obtido nota acima de zero na redação.
4 – O que é necessário para fazer a inscrição no Sisu?
O candidato deve acessar o site do Sisu, clicar em “Fazer inscrição” e informar o número de inscrição e a senha, usados no Enem 2016. É preciso ficar atento aos documentos que a UFJF exige para a realização da matrícula, no caso de aprovação. Essas informações serão fornecidas pelo sistema no ato de inscrição.
5 – Como fico sabendo minha nota no Enem?
No momento em que o candidato insere no sistema o número de inscrição e a senha do Enem de 2016, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.
6 – Quais são as modalidades de concorrência do Sisu?
As vagas são divididas entre grupos voltados para as ações afirmativas (cotas) e ampla concorrência. Dentro das ações afirmativas, o candidato deve fazer a opção considerando os seguintes perfis:
– Candidatos com renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
– Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
– Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
– Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
7 – Como escolher a UFJF no sistema?
O Sisu tem um campo para buscar vagas por município, instituição e curso. Ao se inscrever, o candidato deverá escolher a UFJF na guia referente às instituições de ensino. A partir disso, aparecerão os cursos e as vagas ofertadas.
8 – O que são esses cursos interdisciplinares?
Dentro da listagem de cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora no Sisu, há a possibilidade de cursar um dos três Bacharelados Interdisciplinares (BIs): Artes e Design, Ciências Humanas e Ciências Exatas. Os BIs constituem uma alternativa e renovação da arquitetura curricular das universidades brasileiras. O aluno passa por um primeiro ciclo, com duração de dois anos e meio a três anos, de formação abrangente e formado por disciplinas de diversas áreas, tendo a liberdade para montar a sua própria grade curricular. O objetivo é fornecer ao aluno uma base interdisciplinar e maturidade na escolha do curso profissional.
Ao final do primeiro ciclo, o estudante recebe o título de bacharel e pode encerrar a sua formação ou prosseguir para o segundo ciclo, conquistando, dentro de quatro ou cinco anos, um diploma profissionalizante da área escolhida
Saiba mais sobre os Bacharelados Interdisciplinares da UFJF.
9 – Quais cursos a UFJF oferece no Sisu?
A UFJF oferece 1.835 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2017, em seus 57 cursos, dividido nas áreas de: saúde e biológicas (454), ciências humanas e linguagens (405), sociais aplicadas (518), ciências exatas (260) e engenharias (198), nos dois campi, Juiz de Fora e Governador Valadares. As vagas são ofertados nas modalidades bacharelado e licenciatura, em período integral (matutino/vespertino) ou noturno.
10 – Sei que a UFJF tem o curso, mas ele não apareceu na lista. O que pode ter acontecido?
Alguns cursos são oferecidos como habilidade específica do segundo ciclo dos bacharelados interdisciplinares ou são ofertados apenas no segundo semestre, pelo Sisu.
11 – O que a UFJF oferece a seus alunos?
Além de ter oito cursos como os melhores do Brasil, avaliados com cinco estrelas, a UFJF é atualmente a 19ª melhor universidade do país e uma das três melhores do Estado de Minas Gerais, a UFJF oferece diversas oportunidades em diversos campos da graduação, como a Iniciação Científica, Projetos de extensão, Bolsas de Apoio Estudantil e Treinamento Profissional, Intercâmbio, Empresas Juniores, entre outras.
Conheça as vantagens de estudar na UFJF.
12 – Onde encontro a nota de corte nos anos anteriores?
O Portal da UFJF preparou uma tabela com o ponto de corte de todos os cursos da instituição, oferecidos pelo Sisu, nos últimos três anos. Foi considerada a nota mínima somente da primeira chamada do processo seletivo. Os valores, em geral, variam de uma edição para a outra, de acordo com o desempenho e a modalidade de concorrência escolhidos. Mas, por meio da lista, o candidato pode identificar se o curso de seu interesse teve alta ou queda na pontuação mínima para aprovação e ainda saber se sua nota está dentro da média histórica das três edições.
13 – Como funciona o sistema de cotas?
Como já informado acima, nos grupos de ingresso, a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, garante a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas a reserva de 50% das vagas, por curso e turno, e já está regulamentada pelo Decreto nº 7.824/2012, que define as condições gerais e a sistemática de acompanhamento das reservas de vagas. Há, também, a Portaria Normativa nº 18/2012, do Ministério da Educação, que estabelece os conceitos básicos para aplicação da Lei, prevê as modalidades das reservas de vagas, fixa as condições para concorrer às vagas reservadas e estabelece a sistemática de preenchimento.
Das vagas reservadas pelas instituições para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, metade é destinada a estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (per capita). O preenchimento das vagas leva em conta ainda a autodeclaração de cor ou raça. Ou seja, um percentual das vagas é reservado a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas em proporção igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está localizada a instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entenda como funciona o sistema de cotas na UFJF.
14 – Quais cursos da UFJF oferecem mais vagas?
O curso de Ciências Exatas tem 171 vagas; o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, 106; e o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, 87. Essas opções dão acesso a outros 18 cursos de segundo ciclo, no campus de Juiz de Fora. Em Governador Valadares, os cursos que possuem mais alto número de vagas é o de Ciências Contábeis e o de Direito, ambas com 35 vagas.
15 – Quantas chamadas são feitas no Sisu?
Apenas uma. Em anos anteriores, eram realizadas duas, mas desde o 2014, os candidatos não classificados passam automaticamente para a lista de espera, deixando o processo mais rápido e de responsabilidade das instituições de ensino. O resultado é publicado no site do Sisu.
16 – Há definição sobre as matrículas?
O resultado da chamada única será divulgado no dia 30 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula entre os dias 3 e 7 de fevereiro, em locais a serem divulgados posteriormente pela UFJF. As orientações saem no site da CDARA.
17 – Como funciona a Lista de Espera?
Os candidatos não selecionados em sua primeira opção na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera. Aqueles que foram aprovados apenas na segunda opção também poderão entrar nessa lista. O candidato deve manifestar o interesse a partir do resultado final (30) até 10 de fevereiro.
18 – Após a divulgação da Lista de Espera, a UFJF fará novas convocações?
Sim, a UFJF faz editais de reclassificação e serão publicados posteriormente no portal e site da CDARA.
19 – Em caso de empate entre os candidatos, quais são os critérios de desempate?
Caso ocorra empate entre dois ou mais candidatos, os critérios de desempate são: maior nota obtida na redação; maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
20 – Já faço faculdade em instituição pública. É possível cursar junto com uma da UFJF?
Não. É proibido por lei ocupar duas vagas em instituições públicas.
21 – É possível estudar na UFJF e em uma instituição de ensino particular?
Sim. Não há restrição quanto a isso.
22 – A UFJF tem ponto de corte (nota mínima) para algum curso?
Não. A instituição não adotou nota mínima nesta edição.
23 – Qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e área básica de ingresso (ABI)?
Bacharelado – curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
Licenciatura – curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado.
Área Básica de Ingresso – Designa uma situação em que uma única “entrada” possibilita ao estudante, após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas – denominado de “ciclo básico”, a escolha de uma entre duas ou mais formações acadêmicas. É comum em cursos cuja entrada é única para licenciatura ou bacharelado (história, física, geografia, etc.); ou em cursos como os de letras, que disponham de várias formações acadêmicas vinculadas.
24 – Quando começam as aulas do primeiro semestre de 2016?
As aulas do primeiro semestre de 2017, se iniciam em 6 de março para o campus de Juiz de Fora, conforme o calendário acadêmico. No campus de Governador Valadares e no curso de Odontologia de Governador Valadares, as aulas começarão em 10 de abril e 22 de maio, respectivamente.
25 – Se eu entrar no primeiro semestre em um curso, posso tentar o Sisu para o segundo semestre em outro curso?
Sim. Desde que você faça sua inscrição novamente no Sisu, para entrada no segundo semestre.
Tem mais perguntas? Mande para a gente no nosse perfil Estude na UFJF
Atualizado em 27/01/2017, às 15h27