32283467111_58f3125d24_z

Fernanda Barcellos Mathiasi defendeu a dissertação no Instituto de Ciências Humanas (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A mestranda Fernanda Barcellos Mathiasi, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) defendeu na manhã desta quinta-feira, 19, a dissertação “Organizações Sociais e Relações de Trabalho: um estudo na Área de Saúde no Município de Juiz de Fora.”

A pesquisa investiga as relações existentes no mercado de trabalho em dois hospitais da cidade, gerenciados por instituições privadas sem fins lucrativos qualificadas como organizações sociais. Essas organizações recebem benefícios legais do Estado, como créditos previstos no orçamento e as respectivas liberações financeiras e absorção de bens e funcionários públicos. Foram investigadas as condições de trabalho de médicos, técnicos de enfermagem e recepcionistas nos dois hospitais. Entre os métodos aplicados, estão entrevistas com os presidentes do Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora e Zona da Mata e do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos da Área da Saúde.

O objetivo do estudo foi determinar se os benefícios recebidos por essas organizações sociais se traduzem em melhoria das condições de trabalho e no atendimento em hospitais administrados pelas organizações, como é esperado. “Mas não foi isso que aconteceu de uma maneira taxativa. A argumentação usada para que seja feito o repasse, é a melhora no atendimento, democratização da instituição, gestão mais participativa, mais rápida, sem muita burocracia”, afirma a mestranda.

Na avaliação de Fernanda, a dissertação representa uma contribuição para a comunidade, ao investigar o trabalho, fator de emancipação do ser humano e gerador de reconhecimento social. A dissertação traz também como ponto positivo a possibilidade de verificar como se dá a aplicação de políticas públicas em relação a essas organizações qualificadas como sociais: “É importante também pra gente investigar como se dão algumas políticas públicas, se há melhora na condição de trabalho, eficiência na prestação do serviço”, avalia Fernanda Mathiasi.

Contato
Fernanda Barcellos Mathiasi (mestranda)
fernandabarcellosmathiasi@gmail.com

Prof. Dr. José Alcides Figueiredo Santos (orientador)
jose.alcides@ufjf.edu.br

Banca Examinadora

José Alcides Figueiredo Santos (orientador)
Thiago Duarte Pimentel (UFJF)
João Assis Dulci (UEMG)

Outras informações: (31) 2102 – 3113 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO)