Coordenadores dos programas devem trabalhar no preenchimento da Plataforma Sucupira até 6 de março (Foto: Wemerson Macanha)

Coordenadores dos programas devem trabalhar no preenchimento da Plataforma Sucupira até 6 de março (Foto: Wemerson Macanha)

Docentes e alunos da pós-graduação stricto sensu devem estar atentos à atualização de seus currículos Lattes neste início de ano, para que a produção intelectual da Universidade seja representada corretamente na avaliação do fim do quadriênio (2013-2016) pela Capes. A chamada Coleta Capes é o principal parâmetro para a conceituação dos Programas de Pós-graduação (PPGs) do país.

Para isso, até o dia 6 de março de 2017 todos os coordenadores de PPGs devem estar envolvidos no preenchimento da Plataforma Sucupira, onde são inseridos os dados da produção intelectual. A data foi definida como último dia para envio do arquivo à Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

“É importante que as informações prestadas pelos PPGs na Plataforma Sucupira reflitam, da melhor forma possível, a realidade de cada programa”, comenta a pró-reitora, Mônica Ribeiro de Oliveira. O setor criou uma lista de discussão (sos_sucupira-l-request@listserv.ufjf.br) para tirar as dúvidas dos coordenadores sobre o preenchimento da plataforma e um cronograma de datas-limite. Entre elas, está o período de revisão da coleta dos anos anteriores (2013, 2014 e 2015) já aberto pela Capes e com encerramento previsto para 10 de fevereiro. Veja abaixo:

10/02/2017

Data-limite para encaminhamento da Plataforma Sucupira para a PROPP, para os programas que desejam uma revisão do documento (proposta do programa).

24/02/2017

Data-limite para encaminhamento das considerações da PROPP sobre as propostas enviadas pelos programas.

06/03/2017

Data-limite – para todos os programas – para encaminhamento da plataforma Sucupira à PROPP

10/03/2017

Data-limite para a homologação pela PROPP da Sucupira de TODOS os PPGs.

“Estamos com uma boa expectativa para esta avaliação. Muitos programas conseguiram se consolidar como importantes centros de pesquisa e ensino. A internacionalização, mesmo enfrentando ainda diversos problemas estruturais, avança por meio do empenho de docentes e alunos e vem recebendo total apoio da DRI e da PROPP para que se torne uma realidade e para a superação dos entraves institucionais”, analisa Mônica. A UFJF atualmente possui 42 programas de pós-graduação stricto sensu.

Outras informações: (32) 2102-3780

sos_sucupira-l-request@listserv.ufjf.br