Sessão solene de entrega do título aconteceu no anfiteatro do Mamm e contou com a presença do reitor Marcus David e da vice-reitora Girlene da Silva (Foto: Alexandre Dornelas)

Em sessão solene do Conselho Superior (Consu), na noite desta quinta-feira, 22, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concedeu o título de professora emérita à ex-reitora da instituição e deputada federal Margarida Salomão (PT). A cerimônia de entrega do título aconteceu no anfiteatro do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e contou com a presença do reitor Marcus David e da vice-reitora Girlene da Silva, bem como a participação de pró-reitores e diretores da atual gestão e amigos, familiares e pessoas que trabalharam junto com Margarida, enquanto atuou dentro da Universidade como professora e reitora.

A diretora e professora da Faculdade de Letras, Neiva Ferreira Pinto, iniciou a solenidade homenageando a professora Margarida Salomão e relembrando de sua trajetória de dentro da Universidade. A proposta da condecoração foi apresentada pela diretora em julho em honra aos trabalhos de Margarida ao longo de mais de 30 anos dentro da Universidade.

“Busquei sempre lutar por um ensino de qualidade e mais igualitário” relatou Margarida, emocionada (Foto: Alexandre Dornelas)

Na sequência, foi a vez da professora emérita e ex-reitora fazer o uso da palavra. Margarida Salomão destacou a gratidão como uma das maiores virtudes e principalmente neste momento ao receber essa honraria. “Quero agradecer não apenas pela outorga deste título que recebo, mas agradeço a UFJF e a Faculdade de Letras por integrarem minha vida, se fazendo presente, antes mesmo de ser aluna daqui. Quando estudante, lembro do meu pai, atual reitor na época, me falar das perspectivas de estruturalizar uma Universidade. Foi com essa visão que busquei sempre lutar por um ensino de qualidade e mais igualitário”, destacou, emocionada, a deputada federal.

“Entregar este título, no atual contexto político em que vivemos, simboliza toda resistência e toda luta a quem sempre batalhou contra os ataques à uma educação pública e de qualidade”, destacou o reitor Marcus David (à esquerda) (Foto: Alexandre Dornelas)

Encerrando o evento, o reitor Marcus David afirmou que a concessão do título de professora emérita vai além do que uma simples honra: “Este é um momento de uma manifestação que a Universidade faz de que não abre mão da professora Margarida, pois ela pertence a UFJF, e essa pertença vai além do seu período que atuou como professora e reitora. Entregar este título, no atual contexto político em que vivemos, simboliza toda resistência e toda luta a quem sempre batalhou contra os ataques à uma educação pública e de qualidade”.

Marcus David acrescentou ainda a oportunidade dessa entrega acontecer um dia antes da Universidade completar 56 anos e da importância que isto significa. “Margarida fez parte de quase um quarto da história da UFJF, sempre atuando intensamente num processo de liderança, seja como professora, pró-reitora ou como reitora. O presente que a Universidade poderia se dar neste momento para comemorar nosso aniversário, é uma manifestação muito clara que por mais que difícil que seja a nossa realidade, nós não vamos cansar de lutar para que a universidade pública continue crescendo e cumprindo seu papel de formar e buscar um ensino de qualidade.”

“Quando estudante, lembro do meu pai, atual reitor na época, me falar das perspectivas de estruturalizar uma Universidade. Foi com essa visão que busquei sempre lutar por um ensino de qualidade e mais igualitário”

Trajetória acadêmica e política

Margarida Salomão é graduada em Letras pela UFJF, doutora e mestre em Linguística pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e também mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez estágio pós-doutorado na Universidade da Califórnia e exerceu o cargo de reitora da UFJF por dois mandatos consecutivos (1998 a 2006). Aposentou-se em dezembro de 2012.

A docente disputou três vezes as eleições para prefeita de Juiz de Fora, em 2008, 2012 e 2016, concorrendo pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Está, atualmente, em seu segundo mandato como deputada federal.