margarida_salomao_foto_divulgacao

Professora Margarida Salomão esteve à frente da UFJF por dois mandatos (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concede nesta quinta-feira, 22, o título de professora emérita à ex-reitora da instituição e deputada federal Margarida Salomão (PT), em sessão solene do Conselho Superior (Consu). A entrega será às 19h no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

A proposta foi apresentada pela diretora e professora da Faculdade de Letras, Neiva Ferreira Pinto, em julho. Conforme a docente, a Faculdade  de Letras tem recebido de Margarida toda a atenção ao longo de mais de 30 anos de trabalho na Universidade como professora e reitora.

“O título de professor emérito, destinado aos docentes aposentados, é uma forma de agradecimento a uma professora que dedicou a sua vida ao ensino e à educação. Ela é uma referência em sua área e é pesquisadora reconhecida internacionalmente. Recebe da Faculdade de Letras a gratidão pelo querido trabalho dedicado ao ensino e à pesquisa.”

Margarida Salomão é graduada em Letras pela UFJF, doutora e mestre em Linguística pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e também mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez estágio pós-doutorado na Universidade da Califórnia e exerceu o cargo de reitora da UFJF por dois mandatos consecutivos (1998 a 2006). Aposentou-se em dezembro de 2012.

A professora disputou três vezes as eleições para prefeita de Juiz de Fora, em 2008, 2012 e 2016, concorrendo pelo PT. Está em seu segundo mandato como deputada federal.

A trajetória de trabalho da homenageada é reconhecida pelo legado deixado na Universidade. “Margarida Salomão é um exemplo de professora. Ela é o símbolo  de uma pessoa que dedicou a sua vida ao ensino, ao aprender, ao ensinar. Ela trabalhou na graduação, na pós-graduação, fundou grupos de pesquisa, marcou e tem perceptível a sua presença na Universidade”, destaca Neiva.

O Mamm fica na rua Benjamin Constant, número 790, Centro. O evento é aberto ao público.