Ilustr

Ilustrações são da pró-reitora de Cultura da UFJF, Valéria Faria (Foto: Divulgação/Valéria Faria)

Dona de um processo criativo tão elaborado quanto o dos próprios alvos de seus estudos, a professora e pesquisadora Marisa Timponi volta seu olhar para o passado em busca de uma ressignificação para sua dissertação de mestrado. Como resultado, chega ao público, nesta quarta-feira, 21 de dezembro, o livro “O processo da invenção em busca da liberdade: uma leitura crítica da poética de Murilo Mendes”, que conta com capa e 30 ilustrações da artista plástica e pró-reitora de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Valéria Faria. O lançamento, às 19h, acontece no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), onde a autora autografa os exemplares.

Amiga e parceira, a professora Leila Barbosa faz a apresentação do livro e corrobora a atualidade do texto de Marisa: “O narrador opera um afastamento duplo, como adulto focaliza seu passado fora dele e, ainda como adulto, percebe esse passado como constelação do mundo, do qual participava. É esse distanciamento que confere o grau de generalidade ao que parecia particular. Juiz de Fora, de Murilo Mendes, por exemplo, é de tonalidade fantasmal num lugar onírico: tudo extravasa seus limites, eleva o particular no universal.”

Poética libertária

A proposta arrojada da autora ainda surpreende o leitor com um adendo especial: uma carta que a viúva de Murilo Mendes, Maria da Saudade Cortesão Mendes, lhe enviou sobre os livros  pertencentes originalmente ao poeta e que, hoje, fazem parte do acervo bibliográfico do Mamm. Trata-se de uma das muitas correspondências trocadas entre Marisa e a herdeira do escritor juiz-forano, com a qual a pesquisadora manteve estreita relação até sua morte, em novembro de 2010. “Respeitei seu desejo de confirmar se o acervo era o original da formação de Murilo Mendes. O tempo assim o permitiu”, agradece.

A dissertação que inspira essa ressignificação busca mostrar essa poética libertária, onde o sagrado e o profano convivem. “Aparece também o aspecto lúdico, irônico e alegórico do poeta de ‘olho armado’ na cultura universal. O processo da ‘construção destruição’ se estabelece no código de seus livros Convergência e Ipotesi, este último escrito em italiano pelo poeta juiz-forano”, adianta.

Contendo também uma imagem do chargista Bello, uma síntese gráfica do texto de Marisa, “O processo da invenção em busca da liberdade: uma leitura crítica da poética de Murilo Mendes” tem o patrocínio da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, edição 2016, perfazendo 200 páginas. O livro pode ser obtido durante o lançamento por R$30. Alguns exemplares serão doados para o Mamm, que sedia o evento.

Outras informações:

(32) 3229-9070 (Museu de Arte Murilo Mendes)

Rua Benjamin Constant, 790 – Juiz de Fora – MG