participação política na internet

Ludmila Souza diante da banca examinadora, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), durante a defesa da tese (foto: Clara Downey/UFJF)

A doutoranda Ludmila Maria Noronha Souza, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), defendeu nesta segunda-feira, 19, a tese “Política e internet – uma trajetória da participação individual no contexto democrático”.

A pesquisa diz respeito a como e em que contexto sociotemporal tem se configurado a participação política individual on-line no Brasil, num cenário recente (2009 a 2016). A análise parte da abordagem de iniciativas de organizações e entidades da esfera civil até sua institucionalização em plataformas governamentais com a prerrogativa de um retorno oficial do estamento político. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e documental, além da realização de entrevistas semi-estruturadas com atores políticos envolvidos na trajetória.

Segundo a pesquisadora, o interesse pelo estudo surgiu pela grande utilização da internet para questões políticas. “A evolução tecnológica dos meios de comunicação disponibiliza novas possibilidades de direcionamento dos fluxos informativos e do intercâmbio entre indivíduos e Estado. Nesse sentido, a participação restrita aos mecanismos de representação encontra a premissa da necessidade de adequação às demandas das sociedades contemporâneas. A internet em rede surge como uma possibilidade de inserção de formas de participação e deliberação como um incremento qualitativo nas instâncias democráticas”, explica.

Para o professor orientador da pesquisa, Raul Francisco Magalhães, o trabalho é importante pois compara mecanismos de participação democrática via internet no Brasil e em Portugal. “Paralelamente apresenta uma discussão sobre a teoria da democracia deliberativa que orienta um enquadramento positivo da participação direta de cidadãos na vida pública. A pesquisa avança em questões atuais da ciência política relativas ao uso de modernos meios de comunicação atuais, como a internet e seu impacto na produção de leis de iniciativa popular,  trazendo dados recentes tanto do Brasil quando de Portugal relativos à governança eletrônica”, afirma o professor.

Contato:

Ludmila Maria Noronha Souza (doutoranda)
ludmilanoronha@yahoo.com.br

Raul Francisco Magalhães (orientador)
raul.magalhaes@ufjf.edu.br

Banca examinadora:

Raul Francisco Magalhães – (UFJF – Orientador)
Christiane Jalles de Paula (UFJF)
Felipe Maia Guimarães da Silva (UFJF)
Márcia Mathias de Miranda (Faculdade Machado Sobrinho)
Evandro José Medeiros Laia (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES)

Outras Informações: (32) 2102-3113 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO)