A Faculdade de Educação (Faced) da UFJF receberá entre na quinta e sexta-feira, dias 8 e 9,  a terceira fase do 4º Seminário de Formação de Professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento acontece em horários variados, objetivando a continuidade na formação dos professores alfabetizadores das redes municipal e estadual da região.

Idealizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com as secretarias estaduais, o pacto oficializa o compromisso de alfabetizar as crianças de até 8 anos, visando cumprir a quinta meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina que todos as crianças  dessa faixa etária sejam capazes de ler e escrever até 2020.

O evento conta com 179 orientadores locais e cerca de 240 coordenadores de estudo, de 179 municípios da Zona da Mata e vertentes divididos em 14 turmas, que recebem ao todo 40 horas de orientação presenciais e 60 horas de orientação em serviço e a distância.

As orientações são ministradas por professores das redes municipal, federal e particular. Os coordenadores receberão uma bolsa de R$ 765 e os locais R$ 1.200, assegurando o compromisso de compartilhar a capacitação com outros educadores dos municípios que provém. Esta edição será acompanhada pela professora Celina Nascimento, técnica do MEC e responsável pela coordenação do pacto em Minas Gerais.

A terceira e última fase conta com 16 horas de orientação, divididas entre os dois dias, sendo que na manhã de quinta-feira, os coordenadores de estudo terão cursos de português e matemática enquanto os coordenadores locais terão a palestra ministrada pelo professor Wagner Rezende, do Caed, sobre Avaliação Nacional da Alfabetização, no Anfiteatro de Estudos Sociais da UFJF. Na parte da tarde, todos se unem para as orientações em seus respectivos grupos. Na sexta-feira, as atividades dos dois períodos serão em grupo, trabalhando grandezas e medidas no tópico de matemática e produção de texto e apropriação do sistema de escrita alfabética para o tópico de português.

De acordo com a coordenadora do Pacto na UFJF e em Juiz de Fora, Luciane Manera, a atuação da UFJF nesse processo é uma maneira de ultrapassar os muros da Instituição. “Esse convênio é de grande importância para aproximar a Universidade e os professores do município, que continuam estudando e levando seu conhecimento na hora de alfabetizar, além de estes poderem analisar os resultados e agir de acordo com estes em seus trabalhos.”

Outras informações: (32) 2102-3664 (Faculdade de Educação)