31300251225_31b3ef848e_z

Fundadora do Museu da Pessoa, a historiadora Karen Worcman falou sobre como construir uma história a partir de memórias pessoais (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Começou nesta segunda-feira, 28, no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação, o III Seminário Comcime, com o tema “Narrativas e memória: olhares na contemporaneidade”. O evento é uma iniciativa do grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF).

O Seminário tem como objetivo principal discutir as narrativas construídas a partir da mobilização dos sentidos da memória na contemporaneidade, tendo como premissa as mediações culturais no mundo globalizado e a midiatização da esfera pública. A palestrante do primeiro dia do evento foi a historiadora Karen Worcman, fundadora do Museu da Pessoa, instituição pioneira que se dedica, há 24 anos, a transformar histórias de vida em informação para promover conhecimento na sociedade.

Karen falou sobre o Museu da Pessoa, a experiência de contar a história do Brasil fora do país, e sobre como construir uma história a partir de memórias pessoais. A historiadora ainda ressaltou que é importante para o estudante de comunicação saber construir uma história. “O mundo hoje é pura comunicação. Então, tanto o Museu da Pessoa, que na realidade é um museu virtual, ou seja é um canal de comunicação, como as ideias de construções narrativas e formas de como comunicar apresentadas nas palestra trazem uma perspectiva diferente sobre como produzir a comunicação.”

A professora Christina Musse, líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Cidade e Memória” destacou que o seminário é um momento importante para mostrar os trabalhos e pesquisas do grupo. “É um momento que a gente reúne todos os bolsistas de iniciação científica, extensão, os mestrandos e outras pessoas que participam do grupo como os professores. O Comcime serve para divulgar o grupo e atrair outras pessoas para reflexões que nos interessam hoje, como: discutir o espaço público, em especial o espaço da cidade; debater sobre a relevância da memória em um momento em que tudo é tão simultâneo e rápido, os sentidos que ela produz e também contemplar a questão da cultura e das narrativas que fazem parte da discussão da linha de pesquisa do programa de Pós-Graduação em Comunicação.”

As atividades continuam nesta terça-feira, 29, com a palestra “Jornais suburbanos e imaginação histórica”, ministrada pela professora Letícia Matheus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  O evento é gratuito e será emitido certificado ao final para os participantes.

Outras Informações: (32) 2102-3601 – Faculdade de Comunicação e Comcime