O mestrando Robson Luís Thomé, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, defendeu, nesta segunda-feira, 21, a dissertação “Métodos inovadores agregados à tecnologia como ferramentas auxiliadoras no aprendizado da matemática.”

Segundo o acadêmico, a  motivação para a escolha desse tema foi  baseada nos bons resultados obtidos e na oferta de sistemas e ferramentas eficazes que propõem o fortalecimento e o incentivo do aprendizado do aluno.“A evolução tecnológica e suas consequências na área educacional são como o elo da sintonia entre a tecnologia e a educação e  isso que  me incentivou  a pesquisar sobre o tema.”

Thomé explica, ainda, que a dissertação foi desenvolvida por meio de uma pesquisa histórica sobre a educação e a apresentação de plataformas educacionais online. “Abordamos o sistema educacional do ponto de vista histórico, tanto no mundo quanto no Brasil, sob uma perspectiva evolutiva, ligadas aos fatos que transformaram a Educação. Finalizando, apresentamos a robótica e algumas das principais e conceituadas plataformas educacionais on-line existentes e disponíveis no Brasil.”

Para o professor orientador do trabalho, Olímpio Hiroshi Miyagaki, o estudo é importante por ser uma ferramenta para auxiliar o ensino de Matemática, facilitando a abordagem de vários tópicos da disciplina dentro da sala de aula. “A pesquisa contribui para a diminuição da reprovação dos alunos”, afirma o docente.

Contato:

Robson Luís Thomé – (Mestrando)
robsonthome@gmail.com

Olímpio Hiroshi Miyagaki – (Orientador)
ohmiyagaki@gmail.com

Banca avaliadora:

Prof.Dr. Rogério Casagrande -UFJF
Prof.Dr.Alexandre Miranda Alves-UFV

Outras informações: (32) 2102-3339  – Mestrado Profissional em Educação Matemática