30463673652_962ca9fdf2_z

Reitor, vice-reitora e outros integrantes da administração superior receberam os estudantes no anfiteatro das pró-reitorias (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O reitor e a vice-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David e Girlene Alves da Silva, juntamente com membros da administração superior ligados às áreas de infraestrutura, graduação e apoio estudantil, receberam alunos de Medicina Veterinária para a exposição de demandas ligadas ao funcionamento do curso e da formação acadêmica dos estudantes.

No anfiteatro das pró-reitorias, cerca de 150 alunos foram ouvidos com relação aos pleitos de infraestrutura necessária para que o curso continue em andamento. Em sua fala, o vice-presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso de Medicina Veterinária, Matheus Dutra, destacou que, atualmente, as condições estruturais não permitem uma formação completa dos estudantes nas diversas áreas do conhecimento, sendo que o movimento de irem à reitoria é uma busca de soluções para essas questões.

“Nossa reivindicação é pacífica e, principalmente, baseada no diálogo aberto. Todas as nossas demandas buscam levar em conta a formação dos estudantes que estão no curso, já que da forma que as coisas estão a formação acadêmica e profissional dos alunos está sendo comprometida. Nós viemos aqui para saber o que a gestão pode fazer para solucionar todas as questões necessárias”, destacou o vice-presidente do CA.

Em resposta aos diversos apontamentos levantados pelos estudantes do curso presentes na reunião, o reitor Marcus David destacou alguns pontos necessários para a compreensão do caso. Primeiramente registrou o fato de a expansão que envolveu a criação do curso ter sido realizada sem planejamento e sem discussão junto ao Conselho Superior em administração anterior. De toda forma, mostrou-se solidário a todas as demandas que foram apresentadas, destacando que a atual gestão vem fazendo um trabalho sistemático de debate e busca de soluções para todos os problemas.

“Nós entendemos que o caso do curso de Medicina Veterinária deve ser analisado especificamente. Existe um empenho enorme da atual gestão em solucionar todas as questões levantadas em encontros juntamente com a comissão de representantes do curso e com a própria chefia de departamento, com a qual temos nos reunido quase que semanalmente para tratar de diversos assuntos”, explicou Marcus David.

Como principal encaminhamento dessa reunião, os estudantes apresentaram uma lista de demandas necessárias para o funcionamento do curso, como: a existência de um hospital veterinário, uma clínica para realização de práticas e biblioteca.  Em resposta a esses pedidos, o reitor e os membros da administração superior presentes se comprometeram em inserir uma representação estudantil nos debates realizados juntos à comissão de representação do curso, dessa forma tornando mais ampla e horizontal as decisões tomadas com relação às reais demandas da instituição. Além disso, uma reunião dessa comissão, já com a representação estudantil, será marcada para os próximos dias, para que todos os principais pontos de debate cheguem aos diversos segmentos envolvidos.