Na manhã desta sexta-feira, 21, representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora, através da pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, da pró-reitora adjunta de Infraestrutura, Janezete Marques, do arquiteto da Proinfra Pablo Costa, do diretor do Cine-Theatro Central, Carlos Fernando Cunha, e do diretor do Centro de Conservação da Memória, Marcos Olender, se reuniram no cine-teatro com o arquiteto Ulisses Lins, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e com integrantes da 4ª Companhia de Prevenção e Vistoria do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, com o objetivo de encontrar soluções consensuais para adequação do Central a normas de segurança.
O encontro demonstrou a disposição de todas as partes de chegarem a um entendimento que contemple as necessidades de adaptação do espaço interno com o mínimo de intervenção nas instalações do imóvel, que é um bem tombado pelo patrimônio histórico nacional.
Assim sendo, ficou decidido que a UFJF providenciará a elaboração de um Projeto de Segurança e Combate a Incêndio e Pânico, o qual deverá conter as soluções a serem implementadas no Cine-Theatro Central, compatibilizando-as com as exigências do Iphan. Esse projeto será enviado ao Iphan para aprovação e, em seguida, encaminhado para avaliação do Corpo de Bombeiros.
A Universidade Federal de Juiz de Fora, ciente da relevância das questões de segurança para os espectadores do Central e de seu compromisso com a preservação arquitetônica do patrimônio público, reafirma sua determinação de encontrar ações que conciliem ambos os interesses.