fsfs

Ana Lúcia Fonseca, da Unifei, falou sobre os contaminantes no meio aquático (Foto: Géssica Leine)

Discutir e conscientizar sobre problemas referentes aos compostos toxicológicos nos meios aquáticos foram objetivos da palestra “Contaminantes emergentes: efeitos na saúde humana e biota aquática”, realizada nesta sexta, 21, pela pós-doutora em Biofísica e professora da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Ana Lúcia Fonseca, durante a 39ª Semana de Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os contaminantes emergentes são os compostos detectados em baixas concentrações, avaliados em nanograma por litro, como os fármacos, produtos de higiene pessoal, hormônios, protetores solares, agrotóxicos, entre outros componentes que têm efeitos toxicológicos comprovados para vida biota e humana. Estes contaminantes não possuem legislação quanto ao limite máximo permitido para emissão destes compostos nas águas.

“Uma das preocupações atualmente é com relação à regulamentação,  principalmente quando o assunto é água potável, já que não existem limites para ingestão dessa água com esses compostos. A falta da legislação também afeta ao meio biota, modificando sexualmente peixes e anfíbios, o que é causado por estes contaminantes e altera a divisão celular dos vertebrados”, afirma Fonseca.

A palestra fez parte da programação de encerramento da Semana de Biologia da UFJF que trouxe como tema central “Desastres Ambientais: qual o custo do equilíbrio?” A escolha do tema para 2016 surgiu de questionamentos acerca dos últimos  desastres naturais que aconteceram no país.

Segundo Lucas Farinazzo Marques, aluno do nôno período de Ciências Biológicas e presidente da comissão organizadora da 39ª Semana, a palestra serviu como fechamento de todas discussões feitas durante a semana. “A ideia foi buscar trazer assuntos ligados à ética dos biólogos e dos profissionais relacionados ao meio ambiente, a fim de conscientizar sobre o desenvolvimento sustentável na formação profissional”.

A semana contou com cursos e palestras ministrados por pesquisadores de diversas instituições do país e que contribui para a formação profissional e ética, em relação à assuntos ambientais. Cerca de 200 pessoas participaram durante a programação da semana. O evento é organizado anualmente pelo Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas Professor Walter Machado Couto e por alunos de todos os períodos do curso de Ciências Biológicas.

Outras informações:
(32) 2102 3204 – Departamento de Ciências Biológicas