Tendo como intuito trazer visibilidade aos projetos de extensão e iniciação científica, promovendo também intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a sociedade, a Mostra de Ações de Extensão e o 22º Seminário de Iniciação Científica (Semic) encerraram suas atividades na tarde desta sexta-feira, 21, com cerimônia de premiação e menções honrosas aos trabalhos apresentados. Organizados pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), os eventos integraram a programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que também chega ao fim, simultaneamente, nesta sexta-feira.
Presente na cerimônia, o reitor da UFJF, Marcus David, discorreu sobre o papel social da Universidade e ressaltou a importância da atuação da Instituição junto à comunidade, levando em conta o atual cenário político brasileiro e as mudanças que a educação no país vem passando. “É uma crise que se manifesta com uma série de medidas governamentais que ameaçam a educação pública. A nossa luta, nossa resistência, tem que ser mostrando a relevância da universidade. Nós conseguimos isso por meio de eventos como esse. Temos que trabalhar cada vez mais, produzir e mostrar que somos importantes e merecemos, sim, o investimento que a sociedade faz na Universidade.”
Segundo a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, associar os dois eventos demonstrou que os trabalhos apresentados integram os três princípios da Universidade, o ensino, pesquisa e extensão, o que foi destacado por pesquisadores de outras instituições e colaboradores na avaliação dos projetos. “O objetivo em convidar professores de outras universidades foi justamente trazer olhares externos para nossos projetos, e uma coisa muito interessante que eles falaram ao final da avaliação foi que os alunos da UFJF são muito envolvidos com o que fazem. Falaram também da metodologia utilizada aqui, que se articula com esse alcance social. Portanto, a nossa extensão tem relevância, tem fundamentação teórica, é vinculada ao processo investigativo. Por isso, nós, da UFJF, fazemos diferença na região onde estamos.”
22° Semic
A 22ª edição do Seminário de Iniciação Científica contou com 550 trabalhos apresentados, envolvendo cerca de três mil pessoas, incluindo colaboradores, alunos bolsistas e professores orientadores. As apresentações foram divididas em oito áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências da Computação; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.
Confira a lista dos trabalhos premiados e menções honrosas do Semic.
Mostra de Extensão
Ao todo, 270 projetos foram apresentados durante a Mostra de Ações de Extensão, divididos em oito áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia e Produção. Um dos objetivos do evento foi pensar o papel da Universidade na assistência à comunidade por meio dos trabalhos de extensão. Além das apresentações e exposição de pôsteres dos projetos, a mostra também trouxe palestras e atividades culturais.
Confira a lista dos trabalhos premiados e menções honrosas da Mostra de Ações de Extensão.
Clique na imagem abaixo para se direcionar ao álbum de fotos da premiação.