(Imagem: Alvaro Cabrera/Freepik)

Evento é iniciativa do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, órgão da UFJF (Imagem: Alvaro Cabrera)

Como lidar com os aspectos jurídicos, e até mesmo morais, de pesquisas que envolvem seres humanos? Visando uma maior aproximação da comunidade acadêmica, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará, nos dias 19 e 20 de outubro, o III Encontro de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. O evento integra a programação do XXII Seminário de Iniciação Científica (Semic) e, segundo a coordenadora do Comitê, Vânia Lúcia da Silva, tem como principal proposta apresentar o trabalho realizado pelo grupo, que muitas vezes é desconhecido pela comunidade acadêmica.

“Projetos que vão trabalhar direta ou indiretamente com seres humanos demandam uma avaliação pelo Comitê de Ética. Eventualmente, as pessoas querem fazer pesquisas, mas podem não saber o necessário em relação ao grupo”, pondera Vânia. “Nós buscamos esse contato com a comunidade acadêmica no sentido de levar um pouco mais da parte educativa do Comitê também. Nós queremos que as pessoas saibam que estamos aqui para apreciação dos projetos e, quando precisarem, à disposição para orientar.”

Inscrições

As inscrições para o III Encontro de Ética em Pesquisa com Seres Humanos vão até segunda-feira, 17 de outubro. Os interessados da comunidade acadêmica da UFJF podem se inscrever pelo Siga. Para a comunidade em geral, as inscrições podem ser feitas neste link.

Programação

O evento oferecerá a oficina  “Submissão de protocolos de pesquisa na Plataforma Brasil”, onde os participantes terão a oportunidade de aprender a utilizar a Plataforma Brasil, base nacional de registros de pesquisas a serem avaliadas pelos Conselhos de Ética. A programação também trará duas palestras: “Considerações jurídicas sobre a integridade na pesquisa e a ética na conduta científica”, ministrada pela professora Marcelle Borges, e “As especificidades da ética em pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais: a resolução 510/16”, com o professor Paulo Cortes Gago.

Confira a programação completa:

convite-cep-1

Outras informações:

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFJF