aula magna

Mesa de abertura de seminário que abre atividades do mestrado contou com a presença do reitor Marcus David (Foto: Alexandre Dornelas)

O deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) ministrou, nesta quinta, 20, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), a Aula Magna que abriu o Seminário “Administração Pública: desafios e perspectivas para formação e atuação profissional”. O evento marcou o início das atividades do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“Os estudos relacionados a esta área são fundamentais porque temos, no Brasil, um déficit na administração, tanto no setor público quanto no privado. Isso, em boa medida, explica o fato de um país com as potencialidades do Brasil, com a nossa extensão territorial, as condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento da agricultura, da agroindústria, nossos recursos naturais e minerais e a qualidade da brava gente brasileira, mesmo com tudo isso, não vencer os desafios do desenvolvimento econômico, especialmente do desenvolvimento social, no sentido de garantirmos a toda a população uma vida compatível com a dignidade da pessoa humana. É neste sentido que precisamos conhecer bem as travas que impedem a expansão das potencialidades do país e é por isso que eu vejo esse mestrado com muito entusiasmo e admiração”, afirmou o deputado.

O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, que conduziu a cerimônia, destacou a importância de programas de capacitação para os gestores públicos no atual momento da vida política no país. “É com muita satisfação que fazemos a abertura solene deste mestrado em administração pública. Em primeiro lugar porque esta é uma oportunidade de capacitação para os nossos técnicos, para que eles possam melhorar a qualidade do serviço público na Universidade. E também porque a UFJF está cumprindo o seu papel, criando mais um programa de pós-graduação e se inserindo de forma cada vez mais relevante na nossa sociedade. Finalmente porque é um desafio, num momento em que as políticas nacionais questionam a importância do Estado brasileiro e da administração pública, estamos mostrando que acreditamos, sim, no Estado e na administração pública, oferecendo mais um programa de capacitação para os nossos gestores públicos”.

O vereador Wanderson Castelar (PT-MG) também esteve presente no Mamm e elogiou a iniciativa da Universidade. “Somente com essa capacitação, com o crescimento da formação dos profissionais, é que a gente vai alcançar a excelência em termos da administração pública brasileira como um todo. Sou oriundo do curso de Ciências Sociais da UFJF; então vejo com muito bons olhos essa preocupação dela em qualificar seus quadros, para aumentar a eficiência e a eficácia do serviço público”, argumentou.

O seminário termina nesta sexta, 21, quando as atividades passam a ser realizadas no anfiteatro da Faculdade de Serviço Social. Das 9h30 às 12h, a programação prevê o painel “A formação do administrador público: paradigmas e perspectivas”, com os professores da UFJF, Virgílio Cézar Oliveira e Marcelo Ferreira Trezza Knop, e da Universidade Federal Fluminense (UFF), Júlio Cesar Andrade de Abreu (UFF).

Na parte da tarde, o evento conta com dois painéis. O primeiro deles é “Administração pública, transparência e comunicação cidadã”, das 14h às 15h50. Os convidados são os professores Robson Zuccolotto, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Ângela Maria Carrato Diniz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Gilmar José dos Santos, da UFJF.

“Finanças Públicas” é o último assunto do evento. A professora da UFJF, Heloísa Pinna Bernardo, conduz o momento, que tem como encerramento a Palestra Magna de Marco Aurélio Crocco Afonso, presidente do Banco de Desenvolvimento  de Minas Gerais (BDMG).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do link. O seminário é gratuito e todos os interessados podem participar,  porém as vagas são limitadas. Os participantes recebem certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Outras informações:
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis