Em 2012, Direito, Administração e Jornalismo da UFJF obtiveram conceito máximo (Foto: Alexandre Dornelas)

Em 2012, Direito, Administração e Jornalismo da UFJF obtiveram conceito máximo (Foto: Alexandre Dornelas)

Os bacharelados em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Design, Jornalismo, Psicologia, Publicidade, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia e Turismo serão os cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015. As provas serão aplicadas no dia 22 de novembro e devem participar os alunos que iniciam a graduação em 2015 ou concluem até o segundo semestre de 2016. Os coordenadores têm entre 6 de julho e 7 de agosto para inscrever os discentes de seus cursos.

De acordo com o diretor de Avaliação Institucional da Universidade, Vanderli Fava de Oliveira, o exame tem por objetivo verificar as competências desenvolvidas pelos estudantes de um curso em comparação com outros da mesma área. A prova é atualmente a principal fonte de avaliação dos cursos de graduação do país, determinando o conceito dos cursos e uma parcela da avaliação final da instituição.

“As notas da prova correspondem a 20% do conceito do curso. A diferença entre a avaliação do Enade e a esperada para o curso da Instituição corresponde a 35%. Com isso, temos que o Enade incide em 55% do conceito. Os outros 45% são computados em função do questionário respondido por ocasião do exame. Ou seja, 100% do conceito do curso depende dos alunos que participam, com a prova mais as informações dos concluintes”, detalha.

Em 2012, último ano em que foram avaliados, os cursos de Administração, Direito e Jornalismo da UFJF obtiveram conceito 5, o mais alto possível no Enade, o que os colocou entre os dez melhores do país em suas respectivas áreas. Psicologia e Economia receberam nota 4; e o curso de Turismo ficou com 3. Os demais cursos da UFJF presentes na lista desse ano não foram avaliados em 2012, pois ainda não possuíam uma turma de formandos para entrar na avaliação.

O bom desempenho no Enade vai além da boa reputação do curso e da instituição. Para participar de determinados convênios internacionais, exemplifica o diretor, o conceito mínimo é 4. Além disso, o baixo desempenho pode significar o fechamento do curso. “Todos os anos são fechados diversos cursos e Instituições em razão de conceito menor do que 3 por mais de uma vez.”

Fava lembrou ainda que os estudantes concluintes inscritos em Enades anteriores, que não compareceram à prova e que ficaram em situação irregular, devem ser inscritos pelo coordenador de curso entre 15 e 26 de junho. Só assim eles poderão colar grau.