oi oi oi

Seminário integra as Ações Afirmativas e os Programas de Graduação

Foram prorrogadas as inscrições para o Seminário “A Diversidade na UFJF: integrando as Ações Afirmativas e os Programas de Graduação”. O prazo para participar do evento – que ocorre nos dias 8 e 9 de novembro, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) e no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – se estendeu até a próxima terça-feira, 25 de outubro.

O seminário apresenta diferentes experiências formativas por meio dos programas de bolsas de graduação da UFJF e aborda demandas para elaborar políticas de ações afirmativas. O evento prevê ainda discussões com especialistas e apresentação cultural, e marca a criação de um fórum permanente sobre o tema.

As vagas para ouvintes são abertas ao público em geral, por meio de formulário on-line. Já as vagas para apresentações são destinadas exclusivamente a bolsistas de programas de graduação da UFJF. A inscrição é por meio de formulário on-line específico. São esperados cerca de 300 participantes. Há emissão de certificado.

Para as conferências, foram convidados professores da UFJF e de outras instituições. No primeiro dia, o professor Adilson Pereira dos Santos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), fala sobre ações afirmativas na educação brasileira, e a professora da UFJF, Mariana Cassab Torres, aborda os desafios e os avanços da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência o Colégio de Aplicação João XXIII.

No segundo dia, o evento conta com apresentação de orientadores e bolsistas de projetos de monitoria e relatos de experiências em ações afirmativas, com Adenilde Petrina, Shirley Ferreira (contação de histórias) e Associação de Livre Apoio ao Excepcional (Alae).

Confira a programação completa

Grupos de discussão
São seis grupos de trabalho sobre gênero, questões étnico-raciais, direitos humanos, diversidade social e pessoas com deficiência. “Ao estimular a apresentação de trabalhos de bolsistas da graduação, o evento divulga os projetos, fomenta a integração entre os estudantes e orientadores e promove outros espaços e tempos formativos”, ressalta a coordenadora dos programas de bolsas da Graduação da UFJF, Marta Cristina.

Por meio das rodas de conversa, os participantes discutem demandas para elaborar políticas de ações afirmativas, de forma a colaborar para que as atividades desenvolvidas na instituição auxiliem a formação de uma sociedade mais justa e livre de preconceitos, como também de uma educação pública de qualidade.

Criação do Fórum
O Fórum Permanente de Políticas Afirmativas da UFJF dotará a instituição de “iniciativas de reflexão mais bem articuladas”, conforme a professora Marta Cristina, uma das organizadoras do evento. Desse modo, as discussões sobre o tema são mantidas constantes e com melhor capacidade de articulação. No fórum, um representante de cada grupo de trabalho apresentará uma síntese do que foi discutido.

“A nossa intenção é que neste fórum sejam pensadas políticas afirmativas da Universidade. O foco é justamente no nosso público, que são as minorias negra, indígena, LGBTTI, mulheres e pessoas com deficiência”, explica o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, professor Julvan Oliveira.