O evento, que aconteceu de 9h às 14h, contou com atrações variadas para crianças e suas famílias (Foto: Twin Alvarenga)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu nesta quarta-feira, 12 de outubro, o Integração Criança, evento gratuito realizado em parceria com a TV Integração, afiliada à Rede Globo, em comemoração ao Dia das Crianças. A Praça Cívica foi o espaço escolhido para o momento de lazer e recebeu mais de 15 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

“Nesta edição do Integração Criança, quisemos contemplar as crianças mais carentes da cidade alta de Juiz de Fora, proporcionando brincadeiras, lazer, cultura, serviços, oficinas para os pequenos se divertirem de graça. O campus da Universidade é o melhor espaço para o evento, tanto pela infraestrutura, quanto pelo seu público já frequente”, explica a superintendente de Programação da TV Integração, Michelle Pires Guimarães.

Oficinas de artesanato e gastronomia, recreação, brinquedos infláveis, apresentações musicais e de dança e pintura facial estiveram entre as atividades oferecidas (Foto: Twin Alvarenga)

Das 9h às 14h horas o evento contou com atrações variadas, como oficinas de artesanato e gastronomia, recreação, brinquedos infláveis, apresentações musicais e de dança, pintura facial, distribuição de brindes e algodão doce. A dona de casa Maria do Carmo, moradora do Dom Bosco, levou os netos para brincar. “Um evento assim é bom porque eles podem conhecer a universidade, conhecer outras crianças e comemorar o dia deles.”

A UFJF sediou o evento e também participou da festa com um estande institucional, disponibilizando informações sobre os cursos, programas de apoio, processos seletivos e livros da Editora UFJF. Projetos da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) foram levados para a Praça Cívica. A exposição UFJF 2016, com fotos de atletas olímpicos e paralímpicos de nove países que treinaram no campus da universidade, também esteve aberta para visitação.

Para o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio de Oliveira Guerra, a reaproximação da universidade com a população é o principal ganho do evento. “É bom para a UFJF ver a comunidade do entorno de volta ao campus, participando de atividades culturais, esportivas e de lazer num espaço que é dela.”

Segundo o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, é bom ver a comunidade da região ocupando o campus, um "espaço que é dela" (Foto: Twin Alvarenga)

Segundo o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, é bom ver a comunidade da região ocupando o campus, um “espaço que é dela” (Foto: Twin Alvarenga)

DCE promoveu brincadeira consciente

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFJF esteve no evento, promovendo um Jogo da Memória com temática especial. Os pares de imagens eram formados por fotografias de casais e de famílias tradicionais e não-tradicionais, mostrando a diversidade. “Pensamos numa brincadeira em que pudéssemos levar a conscientização sobre a diversidade de forma leve e divertida”, explica a coordenadora de Movimentos Sociais do DCE, Leda Mendonça.

Outras informações:
(32) 2102-3968 (Diretoria de Imagem Institucional da UFJF)
(32) 3690-8850 (TV Integração)