oi oi oi

O prazo para participar do evento como ouvinte e de grupos de trabalho já está aberto e termina no dia 25 de outubro


O seminário “A Diversidade na UFJF: integrando as Ações Afirmativas e os Programas de Graduação” apresentará diferentes experiências formativas por meio dos programas de bolsas de graduação da UFJF e abordará demandas para elaborar políticas de ações afirmativas. O evento terá ainda discussões com especialistas, apresentação cultural e marcará a criação de fórum permanente sobre o tema.

O prazo para participar do evento como ouvinte e de grupos de trabalho já está aberto e termina no dia 25 de outubro. O evento ocorre nos dias 8 e 9 de novembro, no Instituto de Ciências Humanas e no Centro de Ciências.

As vagas para ouvinte são abertas ao público em geral, por meio deste formulário on-line.  Já as vagas para apresentações são destinadas exclusivamente a bolsistas de programas de graduação da Universidade. A inscrição é por meio de formulário on-line específico. São esperados cerca de 300 participantes. Haverá emissão de certificado.

Para as conferências, foram convidados professores da UFJF e de outras instituições. No primeiro dia, o professor Adilson Pereira dos Santos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), falará sobre ações afirmativas na educação brasileira, e a professora da UFJF Mariana Cassab Torres abordará os desafios e os avanços da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência o Colégio de Aplicação João XXIII.

No segundo e último dia, o evento terá apresentação de orientadores e bolsistas de projetos de monitoria e relato de experiências em ações afirmativas, com Adenilde Petrina, Shirley Ferreira (contação de histórias) e Associação de Livre Apoio ao Excepcional (Alae).

Confira a programação completa

Grupos de discussão
Serão seis grupos de trabalho sobre gênero, questões étnico-raciais, direitos humanos, diversidade social e pessoas com deficiência. “Ao estimular a apresentação de trabalhos de bolsistas da graduação, o evento divulga os projetos, fomenta a integração entre os estudantes e orientadores e promove outros espaços e tempos formativos”, ressaltou a coordenadora dos programas de bolsas da Graduação na UFJF, Marta Cristina.

Por meio das rodas de conversa, os participantes discutirão demandas para elaborar políticas de ação afirmativa, de forma a colaborar para que as atividades desenvolvidas na instituição auxiliem a formação de uma sociedade mais justa e livre de preconceitos, como também de uma educação pública de qualidade.

Criação do Fórum
O Fórum Permanente de Políticas Afirmativas da UFJF dotará a instituição de “iniciativas de reflexão mais bem articuladas”, conforme a professora Marta Cristina, uma das organizadoras do evento.  Desse modo, as discussões sobre o tema são mantidas constantes e com melhor capacidade de articulação. No fórum, um representante de cada grupo de trabalho apresentará uma síntese do que foi discutido. 

“A nossa intenção é que neste Fórum sejam pensadas políticas afirmativas da Universidade. O foco é justamente no nosso público, que são as minorias, sejam elas negra, indígena, LGBTTI, mulheres e pessoas com deficiência”, explica o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, professor Julvan Oliveira.

 

Matéria atualizada em 17/10/2016, às 15h36