Exposição Das medidas das coisas - instalação Foto Divulgação

A partir do túnel criado por estudantes da Escola Municipal Bom Pastor, diversas brincadeiras surgiram e foi possível trabalhar o imaginário e o movimento corporal (Foto: Divulgação)

A Galeria Renato de Almeida do Centro Cultural Pró-Música/UFJF recebe, entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro, a exposição “Das medidas das coisas”, resultado de um trabalho colaborativo entre os artistas Fabrício Carvalho e Bruna Tostes e a Escola Municipal Bom Pastor. A abertura acontece nesta terça-feira, dia 11, às 20h, e as visitações podem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

Após exposição realizada na França, Carvalho resolveu oferecer como contrapartida o desenvolvimento de um transobjeto (a representação de um objeto comum, utilizado em novas experiências) a fim de tornar a escola um espaço de produção artística. Cerca de 70 alunos da Escola Municipal Bom Pastor, juntamente com alguns pais e professores, fizeram parte do projeto, que consistia na construção de uma espécie de túnel resultante da junção de cubos feitos pelos alunos com ripas de madeira e fita emborrachada. A partir desse túnel, os alunos criaram diversas brincadeiras, trabalhando de várias formas o imaginário e o movimento corporal. Esse processo foi documentado em vídeo que será exibido na exposição.

A partir dessa primeira criação, as crianças foram levadas a representar em papel o transobjeto criado e a interação estabelecida entre a obra e elas mesmas. Essa representação foi feita em estruturas de 100cm x 60cm, que também estarão expostas na Galeria Renato de Almeida. Além disso, será apresentado ao público um registro fotográfico do trabalho realizado com as crianças na escola. O principal objetivo da exposição é incorporar o ambiente escolar ao movimento cultural da cidade, tornando a escola uma produtora direta de arte, a partir da integração entre artista, alunos e professores.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)

(32) 3218-0336 (Centro Cultural Pró-Música-UFJF)