Em memória ao Dia Mundial de Saúde Mental, a Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Caps do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), promoverá, no próximo dia 10, a mesa-redonda “Reforma Psiquiátrica e Desinstitucionalização: desafios atuais”. O evento acontecerá a partir das 13h30 no auditório Gilson Salomão, da unidade Santa Catarina.

A temática do evento diz respeito a uma reformulação da assistência ao portador de transtorno mental em várias dimensões: técnico-assistencial, cultural, política e econômica. Na ocasião  os participantes refletirão sobre as mudanças em curso e o papel de cada um nesse processo. A mesa pretende discutir todas essas questões, pensando os grandes desafios da reforma na atualidade: a garantia de direitos e a efetiva inserção social do paciente na sociedade; a humanização do cuidado com superação de estigmas e preconceitos; o uso abusivo de álcool e drogas como uma questão de saúde pública; e a rede de atenção psicossocial no contexto juiz-forano.

O evento reunirá professores da UFJF, pesquisadores de outros universidades e profissionais da área. Para a , chefe da Unidade Psico-social do Caps HU, Sabrina Alves, “o tema mostra-se atual, especialmente no contexto do município, onde vivenciamos, mais intensivamente nos últimos anos, uma reformulação da assistência em saúde mental com fechamento dos hospitais psiquiátricos e implantação da rede substitutiva, em especial as Residências Terapêuticas.”

A mesa de debate é voltada para os alunos, professores e profissionais do mercado que trabalham na área da saúde mental, mas todos os interessados podem participar.  As inscrições serão feitas no local do evento e as vagas são limitadas, sendo que serão emitidos certificados de participação para os presentes.

Mais informações: (32) 3216 2338 (Caps Liberdade HU/UFJF)