Lançamos uma campanha nos banners espalhados pelo campus e, posteriormente em nosso portal, reapresentando esses espaços para que você tenha uma melhor experiência em nosso site a partir de seus interesses principais (Foto: Luiz Carlos Lima)

Banners espalhados pelo campus e, posteriormente no portal, reapresentam novos portais para uma melhor experiência em nosso site (Foto: Luiz Carlos Lima)

Há seis meses efetivamos a criação do novo portal da UFJF e seus subportais, como UFJF Notícias, Portal do Estudante e Portal do Servidor. Hoje lançamos uma campanha nos banners espalhados pelo campus e, posteriormente em nosso portal, reapresentando esses espaços para que você tenha uma melhor experiência em nosso site a partir de seus interesses principais.

A criação dos subportais com conteúdos direcionados ao seu público-alvo foi uma forma de dar maior visibilidade a notícias e comunicados que antes poderiam se perder dentro do portal principal. Dessa forma o www.ufjf.br fica dedicado ao conteúdo institucional e voltado ao público externo, com uma melhor apresentação de dados e informações para quem está conhecendo a UFJF, explorando o site ou pesquisando sobre a instituição.

O Portal do Estudante procura contemplar as principais sugestões recebidas dos próprios discentes. A publicação de oportunidades em editais de bolsas é um dos destaques, já que eram recorrentes pedidos para maior visibilidade dos editais de seleção dentro da Universidade – até então fixados geralmente apenas nos quadros de avisos das unidades. O cardápio do Restaurante Universitário (RU) também é visualizado na página principal do Portal do Estudante, tendo o usuário a opção de escolher entre o menu de Juiz de Fora ou o de Governador Valadares.

O portal traz ainda informações sobre transporte público e linhas de ônibus da própria UFJF, disponibiliza o regulamento e o calendário acadêmico, assim como os contatos de diretórios e centros acadêmicos, associações atléticas dos alunos e outros links voltados para a comunidade discente.

O Portal do Servidor tem o objetivo de reunir conteúdo específico direcionado para docentes e técnico-administrativos da instituição. A página reúne notícias de interesse geral da comunidade interna, como resultados importantes de pesquisas, acordos internacionais, abertura de concursos, comunicados da reitoria e demais assuntos de interesse do servidor.

No topo da página, o usuário encontra um menu com as principais funcionalidades, com links para Siga, Biblioteca, Email, Recursos Humanos, Sigepe e Utilidades. Assim, as informações relacionadas aos servidores agora estão reunidas em uma só página.

O subportal traz ainda agenda telefônica, calendário acadêmico, cardápio do Restaurante Universitário, links para sindicatos locais de docentes e de técnico-administrativos, entre outros. A página aborda também notícias de interesse específico dos servidores, como, por exemplo, oportunidades em cursos de capacitação, eventos e decisões administrativas.

Já o UFJF Notícias reúne o conteúdo jornalístico desenvolvido pela Diretoria de Imagem Institucional, mesclando matérias e outros tipos de publicações informativas. O conteúdo é organizado em editorias, facilitando a localização dos assuntos por tema. Também estarão em destaque as últimas notícias da UFJF e conteúdo de redes sociais, como o Twitter e a TV UFJF.

Em breve, novidades também chegarão a Governador Valadares, com a reestruturação do site do campus (www.ufjf.br/campusgv) para o formato adotado pelos portais.

Que tal fazer de alguma dessas páginas a sua inicial?