Com o objetivo de facilitar os processos de atendimento e incentivar a pesquisa nas áreas da radiografia e cardiologia, a Unidade Santa Catarina do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebeu no final do mês de agosto, dois equipamentos de alta qualidade em processos hospitalares: o CR e o Endocardiograma. Os aparelhos estão em fase de instalação e capacitação dos profissionais da área e logo estarão disponíveis para utilização.

29227432213_37da8970a2_k

CR30-Xm permitirá a informatização de processos de radiografia no Hospital Universitário (Foto: Alexandre Dornelas)

Responsável pela radiografia computadorizada, um dos aparelhos instalados é o CR, que facilitará a realização de raios-X através da informatização dos processos, já que, ao contrário dos antigos equipamentos, ele não precisa de revelação do filme do processamento radiográfico, deixando os arquivos disponíveis nos computadores do hospital.

De acordo com o gerente de Atenção à Saúde do HU Santa Catarina, Sérgio Paulo, a presença de um CR significa um grande avanço para o hospital, oferecendo melhor qualidade da imagem digital. “O aparelho é muito mais econômico por não precisar fazer as revelações das imagens e, através do arquivamento delas, podemos fazer um histórico mais preciso, conseguindo avaliar melhor os casos”, afirma.

29226606164_8e4f2df696_o

Endocardiograma proporciona uma avaliação mais precisa da função miocárdia (Foto: Alexandre Dornelas)

O outro aparelho é o Endocardiograma, que proporciona uma avaliação mais precisa da função miocárdia, dessa forma, melhorando assim o diagnóstico e facilitando as prescrições de medicamentos aos pacientes. Além de trazer benefícios médicos, o equipamento serve de aprimoramento acadêmico, como afirma o residente de ecocardiografia Felipe Fonseca: “É uma grande conquista. Com o Endocardiograma teremos um avanço no ensino e na pesquisa, principalmente na dos residentes, já que estaremos mais capacitados em trabalhar, inclusive podendo gerar novas linhas de pesquisa em cima do tema”.

O Hospital Universitário é o único do Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora e região que passa a oferecer estes aparelhos de qualidade para comunidade. ”Com estes equipamentos, o hospital e os pacientes só têm a ganhar. Será mais fácil para realizar os exames, que muitas vezes eram caros e não podiam ser realizados na rede pública, e agora eles estarão disponíveis em nosso hospital”, conclui Sérgio Paulo.