Dia Mundial de Conscientização sobre Linfoma 2 Foto Alexandre Dornelas

Pessoas que passaram pelo campus, pela manhã, receberam informações sobre a doença (Foto: Alexandre Dornelas)

Alunos e professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizaram nesta quinta-feira, dia 15, uma ação de conscientização no campus com o foco na prevenção e combate ao linfoma. As atividades foram elaboradas por meio do projeto de extensão “Linfoma: buscando a conscientização”, integrando a instituição no dia mundial de conscientização sobre a doença.

Durante toda a manhã, alunos da Liga de Hematologia da Faculdade de Medicina fizeram panfletagem e conversaram com os pedestres que caminhavam pelo anel viário do campus. Informações como a identificação de um linfoma e as medidas de prevenção foram passadas. Para o coordenador do projeto e médico do Hospital Universitário (HU) da UFJF, Abraão Ellias Hallack, ações como essa, que aproximam a comunidade acadêmica da população da cidade, são fundamentais para a “disseminação do conhecimento técnico e da formação profissional dos estudantes”.

Com cerca de 12 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil, Hallack ainda destaca que esse trabalho é essencial para a prevenção e o tratamento do linfoma, uma vez que quando identificado precocemente as chances de cura são grandes.  O bolsista do projeto de extensão e aluno do 6º período da Faculdade de Medicina, Gabriel Fernandes Filho, conta que as ações da Liga não ocorrem somente em datas de grande mobilização, mas durante todo o ano. “Nós realizamos abordagens na sala de espera do HU, além de outras ações periódicas como essa de hoje (quinta-feira). É impressionante ver como o retorno é positivo, já que, muitas das pessoas abordadas não fazem ideia do que é um linfoma e nós levamos esse conhecimento a elas.”

Para o estudante Pedro Gomes, abordado durante a ação da Liga de Hematologia, o projeto é muito interessante por popularizar um conhecimento pouco difundido na vida cotidiana das pessoas. “Eu já tinha ouvido falar sobre o linfoma, mas não tinha noção desses conhecimentos técnicos, como diagnóstico e prevenção. Agora, além de ficar atento, posso repassar essas informações para frente, sendo um replicador do projeto que eles realizam.”

Saiba mais sobre as Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina-UFJF

Outras informações: (32) 2102-3845 (Faculdade de Medicina-UFJF)