Estudantes da Liga de Hematologia (LAH), dos cursos de Enfermagem e de Medicina, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vão realizar, nesta quinta-feira, 15, no campus, campanha de orientação sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas. A ação faz parte do projeto “Linfoma, buscando a conscientização”, desenvolvido pela Liga. Os alunos estarão ao redor do anel viário do campus, de 8h às 12h, distribuindo panfletos e orientando sobre os diversos aspectos da doença, a fim de demonstrar a importância do diagnóstico precoce para maior chance de cura.

O Linfoma é um câncer que atinge o sistema linfático, levando ao déficit de imunidade, o que predispõe o paciente a ter infecções de repetição. Podem ocorrer em pessoas de qualquer idade e ainda não foi descoberto método de prevenção, mas a doença pode ser tratada e curada em um grande número de casos.

Os principais sintomas são aumento dos gânglios, febre, sudorese noturna, perda de peso e maior suscetibilidade a algumas infecções. Em alguns casos, é possível que os pacientes não cheguem a sentir sintomas. O diagnóstico pode ser feito por meio de exame físico, biópsia, exame de sangue ou por imagem (radiografia, tomografia e ressonância).

O tratamento dependerá do tipo e do estágio em que a doença for diagnosticada, mas as principais formas são quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e uso de anticorpos monoclonais.