Sistema Kanban Foto Eunice Baeta -HU Santa Catarina

O sistema começou a ser utilizado como experimento em abril deste ano (Foto: Eunice Baeta)

Com o objetivo de garantir um controle maior do estoque de medicamentos, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está implantando o sistema Kanban na Unidade de Abastecimento Farmacêutico e Dispensação (UAD) do Bairro Santa Catarina. A palavra, de origem japonesa, significa “cartão” ou “sinalização”.

Este é  um conceito relacionado com a utilização de cartões para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação  em série. Além do controle de produção, o sistema permite um acompanhamento adequado do estoque, no qual cada item pode ser reposto no momento e na quantidade corretos para evitar a ruptura no abastecimento.

O sistema começou a ser utilizado como experimento em abril, e está em uso efetivo há 40 dias, como ferramenta de monitoramento. A chefe da UAD, Eunice Baeta, afirma que, para a experimentação do método, uma das cinco salas utilizadas para armazenamento foi selecionada para ser piloto, por estocar medicamentos críticos como os classificados como A, na curva ABC, antimicrobianos e parte de medicamentos controlados.

Para iniciar a implantação, foi estipulado o prazo de quatro meses de estoque, tempo médio para que um processo licitatório de compra de medicamentos para a UAD seja finalizado. Após essa definição, os 120 dias foram divididos em cinco subperíodos, chamados de lotes, que correspondem a 24 dias de consumo. O sistema funciona manualmente, por meio da movimentação de cartões num quadro didático com cores distintas, indicando a evolução do uso dos medicamentos e o momento certo de solicitar outra remessa.

“Nosso sistema atual, o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), é muito carente de ferramentas que permitam um gerenciamento de estoque eficaz e seguro. Hoje, com este plano piloto, tenho uma maior segurança com relação ao estoque, e o processo e os espaços de armazenamento foram otimizados, além de ser possível verificar o planejamento do início ao fim, de forma simples e objetiva.”

De acordo com ela, as vantagens do método Kanban foram evidentes para todos os funcionários envolvidos na UAD. “O método é simples, prático e visual, onde o acompanhamento do processo acontece em tempo real.” O Kanban está em funcionamento somente em um setor da  UAD. Dois outros setores já estão organizados fisicamente, o quarto em planejamento e o quinto em estudo

Outras informações: (32) 4009-5131(HU- Unidade Santa Catarina)