fsfs

Cursos ministrados por bolsistas do curso de Letras da UFJF acontecem desde 2004, com apoio da Pró-reitoria de Extensão (Foto: Projeto Boa Vizinhança)

Transpor os muros do campus universitário, levar e disseminar o conhecimento acadêmico para a sociedade: estas são algumas das principais referências que norteiam a existência da universidade do século XXI. Baseado nesta premissa, foi concebido o projeto de extensão “Boa Vizinhança – Língua Inglesa”, desenvolvido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e que, no último sábado, 3, formou mais uma turma de alunos, todos de bairros periféricos à Universidade.

O objetivo geral do projeto – que acontece ininterruptamente desde 2004 e tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão – é atender prioritariamente às necessidades e interesses da comunidade do entorno da UFJF, através do desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão oral, fala e produção escrita em nível iniciante na língua inglesa, aproximando a prática da sala de aula às práticas sociais de que o aluno participa em sua vida cotidiana.

“As aulas são ministradas por bolsistas, que são estudantes do curso de Letras. Para atender aos objetivos do curso, é utilizado um livro didático como fio condutor, mas grande parte do material é elaborada pelos próprios bolsistas, com a utilização de diferentes estratégias e recursos pedagógicos. Um bom exemplo da proposta didático-pedagógica adotada é a tradicional realização de um coffee break entre as turmas, para promover a interação e estimular o uso da língua numa situação genuinamente comunicativa”, explica a coordenadora do projeto Marta Cristina da Silva, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Faculdade de Letras.

O curso tem duração de 18 meses e, durante este período, são oferecidos três módulos de ensino. “Ao possibilitar o acesso gratuito ao aprendizado de uma língua estrangeira, o projeto cumpre também o papel de se voltar para a sociedade e de permitir que os alunos exerçam sua cidadania. No que se refere especificamente aos bolsistas, é uma importante experiência de formação docente”, acrescenta Marta.

A formatura marca o encerramento de uma turma do último módulo, sendo que os alunos dos outros dois níveis continuam em curso. Para o fim do ano está prevista a abertura de um novo edital, para turmas com início em 2017.

Outras informações:
(32) 2102-3150 – Faculdade de Letras da UFJF