(Foto: Twin Alvarenga)

Marissa Papaconstantinou, 16 anos, é uma das promessas nos 100 e 200 metros de corrida (Foto: Twin Alvarenga)

A equipe do atletismo paralímpico do Canadá movimentou a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) nesta segunda-feira, 29, no campus. Ao todo 15 atletas da delegação participaram dos treinamentos, que foram divididos em dois períodos. Pela manhã, treinaram os atletas da corrida com cadeira de rodas e, na parte da tarde, os esportistas do arremesso de peso, lançamentos de dardo e de disco.

A preparação se iniciou por volta das 9h30, e os atletas usaram a pista para um treinamento mais leve, devido a questões relacionadas ao fuso horário e também ao clima quente. A competidora Diane Roy, dos 400, 800, 1.500 e 5 mil metros com cadeira de rodas, falou que as condições são boas, já que se assemelham ao que esperam encontrar no Rio de Janeiro, e que o treino leve é importante para a adaptação. “O tempo está perfeito para o treino, algumas vezes pode acontecer de chover nos dias da competição, mas é esperado realmente que esteja calor no dia lá no rio, então é um tempo muito bom para treinarmos e para também nos adaptarmos ao clima brasileiro.”

Para a maioria dos atletas canadenses, é a primeira vez no Brasil. A caçula da delegação, Marissa Papaconstantinou, de 16 anos, compete nos 100 e 200 metros de corrida, e tem gostado do que viu até aqui. Ela espera conhecer melhor o país durante a competição. “É a minha primeira vez no Brasil e estou gostando bastante do que tenho visto, não tive a oportunidade de sair muito do hotel desde que cheguei, mas as pessoas são muito simpáticas. O foco agora tem sido no treinamento, mas depois espero passear e conhecer um pouco melhor o país.”

(Foto: Géssica Leine)

Treinos contam com atletas da corrida de cadeira de rodas, da corrida, do arremesso de peso e do lançamento de dardo e disco (Foto: Géssica Leine)

O treinamento foi acompanhado por moradores da cidade e região. Para muitos, é uma oportunidade de ter contato com os competidores. A dentista Magali Bastos viu pela primeira vez os treinamentos e planeja assistir mais vezes. “Por conta do trabalho, acabou que não consegui ir nos jogos no Rio e é provável que também não consiga ir nos paralímpicos. Mas poder acompanhar o treinamento deles de perto é uma experiencia muito positiva. São atletas que passaram por muitas coisas e superaram tudo, isso inspira a gente.”

Os treinamentos são abertos ao público em geral, a entrada é gratuita e sem necessidade de cadastro. Para acesso à Faefid, todos devem passar pela revista de segurança, que proíbe itens que possam oferecer risco ao evento, como objetos perfurocortantes. A previsão é de que a delegação canadense permaneça na cidade até o próximo dia 5 de setembro. Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam no dia 7, e as provas de atletismo no dia 8.