sfsfs

Girlene Silva (de vermelho) agradeceu a escolha da delegação pela UFJF, enquanto canadenses demonstraram gratidão pela acolhida que tiveram na cidade (Foto: Géssica Leine)

A vice-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Silva, visitou, nesta sexta, 2,  a delegação paralímpica do Canadá, no hotel onde os atletas estão hospedados na cidade, para um agradecimento especial por terem escolhido a UFJF como local de preparação para os Jogos da Rio 2016.

Também estiveram presentes alunos com deficiência que são atendidos pela Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) da Universidade. A emoção tomou conta do ambiente no momento em que cada um se apresentou aos atletas.

Todos os integrantes da delegação receberam broches da Universidade, CDs do Coral da UFJF e um kit de brindes institucionais. Girlene expressou sua satisfação por receber os atletas e as comissões técnicas e avaliou a oportunidade como um grande momento de troca.

“Estamos tendo o prazer de recebê-los, têm sido momentos de muito aprendizado para todos nós. É um processo de muito enriquecimento, não só na perspectiva acadêmica, mas na perspectiva transcultural.”

O chefe da delegação canadense, Peter Eriksson, demostrou gratidão pela “sorte” que a Universidade deu aos atletas. “Foi uma ótima experiência estar aqui na UFJF, nós não pensamos em outro lugar para que pudéssemos estar além de Juiz de Fora. Tivemos seis medalhistas nas Olimpíadas e é uma honra eles terem treinado aqui e trazido medalhas. Eles nunca fizeram melhor na história das Olimpíadas, foram históricas essas seis medalhas conquistadas com o apoio da UFJF.”

Após a troca de agradecimento, os alunos atendidos pela Caefi fizeram uma apresentação musical. A delegação canadense permanece na cidade até o próximo domingo, 5. Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam no dia 7, e as provas de atletismo no dia 8.

“São deficiências diferentes, mas objetivos idênticos”

Atletas canadenses interagiram com integrantes da Caefi.

Equipe da Caefi com os atletas canadenses Kevin Strybosch, Renee Foessel e Marissa Papaconstantinou (foto: Ricardo Bedendo/UFJF).

Depois da visita no hotel, alguns acadêmicos atendidos pela Caefi foram até a pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) acompanhar os treinos dos atletas paralímpicos. A representante da Caefi, Rita Brito, destacou a importância de aproveitar o momento para colocar em evidência algumas questões voltadas aos deficientes, como a busca por visibilidade e o reconhecimento da eficiência. “Os alunos estão aqui querendo se mostrar. É uma expressão de empoderamento. Vieram aplaudir, mas também são pessoas de sucesso. É importante para ampliarmos a nossa rede de contatos e trazermos mais pessoas para o nosso lado.”

A aluna do curso de Turismo, Denise da Silveira Gomide, ressaltou os exemplos de superação e de perseverança. “Eles nos animam a seguir em frente. Vamos aprendendo a superar limites. São deficiências diferentes, mas objetivos idênticos.” O acadêmico do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Evaldo Castello Branco, falou da “esperança de visibilidade”, enquanto Roseane Lopes Pereira, do curso de Serviço Social, utilizou a palavra “conquista” para expressar o seu sentimento diante dos atletas paralímpicos.  Outro aluno que mostrou-se extremamente feliz com a oportunidade foi Thiago da Costa. Ele cursa Economia e não escondeu a felicidade de ter ganhado um bottom da delegação canadense.

Para o ex-aluno da Faefid, Igor Monteiro, que também é mestre pelo Programa de Pós Graduação da mesma faculdade, é fundamental dar visibilidade às pessoas com deficiência através do esporte. “É mais uma oportunidade de conhecer para reconhecer.” O professor de libras da Faculdade de Educação, Rodrigo Geraldo Mendes, pontuou como o espírito olímpico é essencial para a integração dos deficientes. “Despertamos novas possibilidades. É vendo esses exemplos que acreditamos que vai ser possível.”

Ao final de um dos treinos, a equipe da Caefi entregou algumas lembranças para os atletas e integrantes da comissão técnica. O lançador de disco Kevin Strybosch agradeceu o carinho e falou da alegria em poder, de alguma forma, “fazer um bem para a sociedade ao inspirar outras pessoas.”

Neste sábado, os atletas voltam a treinar na Faefid. A delegação canadense permanece na cidade até domingo.