O II Simpósio de Transplante da Zona da Mata Mineira foi aberto nesta sexta, 26, na Faculdade Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento voltado para estudantes de medicina e áreas afins foi organizado pelas Ligas Acadêmicas Unificadas de Transplante de Órgãos Minas Gerais. A abertura foi marcada por uma cerimônia inicial e, em seguida, a mesa-redonda “O transplante na visão do transplantado”, trazendo relatos reais. A intenção foi sensibilizar os participantes em relação à importância dos transplantes, trazendo não apenas a visão científica da medicina, mas também uma perspectiva do paciente, humanizando a operação.

Foram apresentados dois casos de pacientes, um em vídeo, gravado pelos pais do garoto Paulinho, que foi transplantado por medula óssea. Outro da paciente Roseli Marques, que contou como leva a vida após o transplante de rins feito há 13 anos: “A oportunidade de estar aqui me dá a possibilidade de passar para as pessoas essa vivência, tanto antes, quanto depois de ser transplantada”.

A palestra “Por que os transplantes não funcionam para sempre”, ministrada pela responsável do serviço de transplante renal no Hospital Universitário da UFJF, Helady Sanders Pinheiro, buscou “desmistificar um conceito cultural da sociedade, pelo qual os pacientes acham que após o transplante, eles não terão nenhum tipo de problema”, afirma.

De acordo com o presidente das ligas e acadêmico da UFJF, Ariel Duarte, o simpósio tem a importância de ampliar o seu poder de penetração e mudança da realidade social. “Não existe uma discussão grande sobre este tema dentro das universidades. A Liga objetivou apresentar essa temática de forma mais ampla com discussões aprofundadas, propiciando uma conscientização mais ampla aos participantes para que sejam agentes de transformação social”.

A expectativa é que cerca de 250 pessoas participem do evento que termina neste sábado, aumentando o público em 25% a mais que a outra edição. A participação no evento confere certificado é obrigatória para os alunos de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) e Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA), que queiram participar do processo seletivo de inclusão na Liga, que acontece na próxima quarta-feira, 31.

Confira a programação completa do II Simpósio de Transplante da Zona da Mata Mineira