fsfs

Apresentação da pesquisa de Filipe Rodrigues dos Santos teve sala cheia para prestigiar o momento histórico para a UFJF

Quatro anos após o início das atividades da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares, é chegada a hora de concluir os trabalhos acadêmicos dos primeiros graduandos do campus avançado. Na tarde desta quinta (18), o estudante Filipe Rodrigues dos Santos teve sua monografia “Análise do Desempenho da Política Monetária nos Regimes de Metas Cambiais e de Metas de Inflação” aprovada e, assim, integra a primeira turma de formandos de GV, no curso de Ciências Econômicas.

Filipe e seu orientador, Luckas Sabioni Lopes, pesquisaram a eficiência da política monetária no regime de metas de inflação, a partir da comparação entre a atual política monetária que vigora no Brasil e a vigente na década de 90. Segundo Filipe, o trabalho exigiu muito empenho, mas a aprovação é gratificante. “A pesquisa foi muito produtiva, durou quase um ano, e ser aprovado é uma conquista”, comemora.

mono1

Filipe Rodrigues (xadrez) ao lado dos integrantes da banca, os professores Luiz Antônio Junior, Luckas Sabioni Lopes e Thiago Costa Soares.

Orientar a primeira defesa de monografia no campus avançado representa, além de uma felicidade, também um desafio, pelo “peso da responsabilidade”, de acordo com o professor Luckas. “Finalizar um ciclo da graduação é importante para mostrar que conseguimos. Esses são os primeiros produtos da UFJF-GV, uma instituição pública extremamente importante para a cidade e o país”, declara.

A implantação de um campus avançado da UFJF em Governador Valadares foi também uma vantagem para Filipe, que não precisou sair de casa para estudar. “Fiquei muito feliz, pois a UFJF é muito renomada. Evoluí muito, desde a interação com as pessoas, no sentido pessoal, como também no aspecto profissional”, comenta. Filipe, com 21 anos e agora na reta final da graduação, pretende seguir nos estudos “em um mestrado e na pesquisa acadêmica”.

Próximas defesas
As defesas continuam nas próximas semanas: na segunda (22), a estudante Natália Oliveira Dias apresenta o trabalho intitulado “Efeito pass-through cambial sobre os principais índices de preços: uma análise por quebras estruturais no Brasil”, e no dia 2 de setembro, Jennifer Beatriz da Costa defende sua monografia sobre “Uma análise espacial da eficiência dos gastos públicos em saúde em Minas Gerais”.

Jennifer, que acompanhou a apresentação do colega Filipe, revela ansiedade na reta final da graduação: “não saberíamos como seria o processo. Ver o Filipe trouxe segurança sobre como é o comportamento da banca e como deve ser o comportamento do aluno”. As duas estudantes, caso sejam aprovadas nas defesas, completam, com Filipe, os primeiros passos do campus avançado da UFJF em Governador Valadares, e tornam-se bacharéis em Economia.