IMG_0596

Prédio da Faculdade de Administração de Governador Valadares, no bairro Vila Bretas, onde passam a funcionar a nova sede administrativa e uma das bibliotecas (foto: Gabriella Ramos/UFJF-GV)

O campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) em Governador Valadares está localizado em uma nova instituição da cidade. Com as mudanças realizadas nas últimas semanas, uma das bibliotecas e a sede administrativa da UFJF-GV passam a funcionar no imóvel onde atualmente está localizada a Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV), na Rua José de Tassis, 350, bairro Vila Bretas. O acordo entre a UFJF-GV e Fundação Padre Teodoro Araiz, mantenedora da FAGV, foi firmado através de um instrumento de comodato que possui validade de 12 meses.

IMG_8842

Direções da UFJF-GV e da FAGV e técnico-administrativos se reuniram, após o anúncio da mudança (foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

Os setores administrativos que passarão a atender neste novo endereço são: Direção, Coordenação Administrativa e suas respectivas secretarias; Coordenação Acadêmica de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão; Gerência Administrativa e Financeira; Contratos; Suprimentos; Coordenação de Gestão de Pessoas; Núcleo de Tecnologia da Informação; Comunicação, Cultura e Eventos; Infraestrutura (Manutenção, Patrimônio e Almoxarifado, Transporte, Manutenção e Projetos); Auditoria e Arquivo.

O reitor da UFJF, Marcus David, destacou que a mudança reforça o compromisso de campanha da atual gestão com a implementação de uma sede administrativa, que proporcionará a criação de uma identidade institucional e melhor qualidade de trabalho para os técnico-administrativos de GV. Ele pontuou, também, que continuará empenhado na aquisição do prédio da FAGV para ampliar, ainda mais, a qualidade das instalações da Universidade no município.

Segundo o diretor da UFJF-GV, Peterson Andrade, a parceria através da cessão de espaço representa a garantia da continuidade das atividades acadêmicas e administrativas dos dez cursos oferecidos pela instituição. “A Direção da FAGV percebeu as dificuldades de conquista de espaços da UFJF-GV e ofereceu um local para nossa biblioteca e sede administrativa. Esta iniciativa da FAGV precisa ser valorizada, pois fomos muito bem recebidos pela direção e funcionários desta instituição”.

Para Anselmo José de Oliveira, diretor executivo da FAGV, é fundamental que existam parcerias entre instituições que desempenham o importante papel de construir conhecimento. “Percebemos que podíamos contribuir com a UFJF-GV porque possuímos espaço não ocupado pelas atividades da FAGV. Foi a partir disto, que oferecemos esses espaços para o acolhimento de Setores Administrativos e de uma biblioteca”.

Parceria contribuiu para eventos da Universidade em GV

A parceria entre as duas instituições não é novidade. Ainda no ano de 2016, a FAGV cedeu o auditório acadêmico para a realização do 1º Seminário de Iniciação Científica e a 1ª Mostra de Ações de Extensão da UFJF-GV. “Nossos alunos e professores também estiveram presentes nesses eventos, o que ajudou a ampliar os seus conhecimentos. A troca de informações é muito bem-vinda no meio acadêmico”, ressaltou Anselmo.

Servidores técnico-administrativos da UFJF-GV que passarão a trabalhar no novo endereço veem a mudança com otimismo. “Como não vamos mais compartilhar o ambiente da biblioteca com outra instituição, poderemos fazer um horário para melhor atender nosso usuário, teremos mais liberdade, visto que o espaço é somente nosso. Eu e equipe estamos muito felizes e dispostos a realizar um belo trabalho. Apesar da biblioteca não ficar localizada no mesmo local onde haverá aulas, sem dúvida nenhuma em todos os demais aspectos vejo como positiva esta mudança”, destacou a bibliotecária Aline Pereira da Costa.

Anteriormente, a biblioteca que atendia aos estudantes dos cursos da saúde da UFJF-GV dividia o espaço com a biblioteca da Univale. Na FAGV, as bibliotecas das duas instituições ficarão em ambientes separados. Para o servidor João Paulo Lopes, da Gerência Administrativa e Financeira da UFJF-GV, “a cessão do espaço por parte da FAGV contribui para o desenvolvimento das atividades da UFJF, beneficiando toda a comunidade interna e externa à Instituição.”

Para avançar com outras conquistas visando o atendimento das diferentes necessidades da comunidade acadêmica da UFJF-GV, novos avisos de procura de imóvel estão em andamento e outros serão publicados em breve. “O importante é mantermos nossos cursos funcionando com o máximo de qualidade possível. As avaliações positivas de nossos cursos pelo Ministério da Educação são reflexos do trabalho intenso dos professores e técnico-administrativos do Campus de GV da UFJF. A dedicação dos estudantes e servidores nos motiva a manter o trabalho em prol do desenvolvimento da nossa instituição”, ressaltou Peterson Andrade.