treino eslováquia Foto Guilherme Leite

Até o próximo dia 17 ainda haverá atletas treinando na UFJF, mas com atividades fechadas (Foto: Guilherme Leite)

Os últimos dias de treino aberto das delegações de atletismo e de levantamento de peso, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), serão nestas sexta, sábado e domingo. Há ainda vagas para assistir aos dois últimos dias, com, no total, dois mil  ingressos gratuitos disponíveis  para visitação.

Esta é uma oportunidade de acompanhar o treinamento de atletas de alto rendimento e com chances de medalha. Para assistir às atividades, o interessado deve acessar o menu Participe do Portal UFJF 2016, escolher o dia com vagas disponíveis e clicar em “Garanta seu Ingresso”. Em seguida, deve selecionar a quantidade de tickets e preencher o formulário.

O ingresso é enviado por e-mail ao participante, que precisa apresentá-lo impresso ou na tela do celular à equipe de credenciamento na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (Faefid). O prazo para reservar as vagas deste sábado termina ao meio-dia de sexta, 12; já o período para domingo se encerra ao meio-dia de sábado.

Parte das esquipes do Canadá, da China e da Eslováquia ainda treina, em Juiz de Fora, para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta semana, os atletas têm praticado das 8h às 11h30 e das 15h às 18h, na Faefid. Mas o horário de atividades de cada delegação é divulgado, no site UFJF 2016, na véspera do dia de treino, após definição da comissão técnica de cada país. Ainda haverá número reduzido de atletas da China e da Eslováquia até o próximo dia 17, mas com atividades fechadas.

Contribuição acadêmica
O estudante de fisioterapia Daniel Santiago, de faculdade particular em Cataguases (MG), acompanhou o treino na última segunda-feira, 8, e destacou a importância desse momento para sua vida e formação acadêmica. “Sempre me interessei pela fisioterapia desportiva e vim para agregar valores e me atualizar, porque pretendo investir nessa área. A Universidade está muito bem estruturada e organizada. Ver esses bastidores é uma oportunidade magnífica”.

Acompanhado pelo coordenador do curso, Heberton Souza, mais oito estudantes vieram à Universidade. Para o professor, a UFJF possui centro de treinamento sofisticado, capaz de agregar diferentes modalidades de atletismo. “Ao assistir, os alunos podem aprender muito, como técnicas de alongamento, aquecimento, recuperação de possíveis lesões e intervenções do profissional nessas situações”, disse Souza.

UFJF 2016

UFJF 2016 no Facebook e no Instagram