(Foto: Alexandre Dornelas)

Vários nomes que fazem parte da história do hospital foram homenageados, com entrega de menção honrosa (Foto: Alexandre Dornelas)

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebra, nesta segunda-feira, 8, 50 anos de existência. Desde o dia 4 de agosto, uma ampla programação reúne eventos comemorativos ao cinquentenário do Hospital, considerado referência para Juiz de Fora e região. Pela manhã, na Unidade Santa Catarina, vários nomes que fazem parte da história do hospital foram homenageados, com entrega de menção honrosa, oferecida no Auditório Professor Gilson Salomão, que esteve lotado. A cerimônia contou com a presença da vice-reitora no exercício da reitoria da UFJF, Girlene Silva, além do superintendente do HU, Dimas Araújo, entre outras autoridades.

“A importância do HU para Universidade é o lugar que ele ocupa na formação de recursos humanos para a área da saúde. É um hospital que vem tendo um papel importante na formação desses recursos, voltados para o Sistema Único de Saúde e isso é muito relevante, mesmo considerando que o mercado privado exige trabalhadores, a prática do HU tem sido uma formação voltada para o campo do sistema público de saúde”, afirma Girlene. A vice-reitora no exercício da Reitoria também destacou: “O Hospital Universitário é um equipamento que as administrações precisam olhar com muito zelo, responsabilidade e carinho dentro da Universidade, porque é de fundamental importância, não apenas para a comunidade acadêmica, como para a sociedade, como um todo.”

O superintendente do HU também destacou o caráter gratuito dos serviços prestados pelo hospital e sua importância para a região da Zona da Mata mineira. “O HU é o único hospital federal de ensino localizado na nossa região e ele tem, nesses 50 anos, contribuído não só para assistência de qualidade, como também para a formação de recursos humanos. Ele é reconhecido pela população e sempre prestou serviços para os usuários do SUS. Atende em média uma população de 2 milhões de pessoas que estão no entorno”, acrescenta Dimas.

É preciso enxergar e valorizar o HU como um patrimônio público – Jorge Baldi

df

Profissionais qualificados em diversas áreas da saúde, atendimento humanizado e alto índice de satisfação (Foto: Caique Cahon)

Segundo o pneumologista Jorge Baldi, que dirigiu o hospital entre 1994 e 2006, é preciso enxergar e valorizar o HU como um patrimônio público. “Eu sempre pensei o Hospital Universitário como patrimônio de um povo, porque ali tem que se entender que estão profissionais qualificados, uma estrutura de ensino de primeira linha e a pesquisa, a nível de pós-graduação, mestrado e doutorado, tudo inserido. Então é um complexo público, que tem que ser mantido pelo Governo, devido à importância deste hospital para a nossa cidade e para a nossa região. Vejo o HU como um patrimônio público, que serve a todo o país e, em particular, a Zona da Mata”.

O responsável técnico pelo serviço de transplante de medula do HU, Abrahão Elias Hallack, enfatizou o pioneirismo do hospital na prestação de serviços médicos e terapêuticos complexos à comunidade que, segundo ele, enfrenta dificuldade para ter acesso a este tipo de assistência.  “O serviço de transplante de medula, particularmente, oferece à população mineira e de estados do entorno um atendimento pelo SUS a um grupo de pacientes que teria dificuldade de acesso a este tipo de tratamento, que para doenças específicas acaba sendo fundamental”, diz.

Nosso índice de aceitação e satisfação está acima de 90% – Sérgio Paulo dos Santos Pinto

“O HU é um ambiente de ensino para vários cursos ligados à saúde e isso é fundamental, num momento em que a saúde passa por um momento tão complicado no país. Na nossa região, o HU tem um papel importantíssimo na assistência às pessoas, justamente por prestar um serviço de qualidade. Nosso índice de aceitação e satisfação está acima de 90% e isto é multiplicado, porque um número muito grande de profissionais que são formados aqui continuam atuando na região”, acrescenta o Gerente de Atenção à Saúde do Hospital, Sérgio Paulo dos Santos Pinto.

A cerimônia teve a participação do Coral Gavroche e exposição de obras produzidas por pacientes do Centro de Apoio Psicossocial do HU (Caps). A manhã de comemorações foi encerrada com um ato ecumênico festivo, celebrado pelo Padre José Leles da Silva.

As celebrações do cinquentenário do Hospital Universitário da UFJF também vão contar com apresentações culturais e homenagens a personalidades históricas, que estão previstas para quarta e quinta-feira próximas.

Confira aqui a programação completa das festividades.

Fatos marcantes da história do HU

1963 – UFJF assina convênio com Santa Casa de Misericórdia para o desenvolvimento das atividades de ensino das clínicas das faculdades de Medicina, Farmácia e Odontologia.

1966 – As atividades passam a ser realizadas na área física do antigo sanatório Dr. Villaça, situado ao lado da Santa Casa de Misericórdia, inaugurando o espaço como Hospital-Escola (HE).

1984 – Com as atividades de ensino ampliadas para outros cursos de saúde da Universidade e a abertura de diversas especialidades de residências, o Hospital-Escola (HE) torna-se Hospital Universitário (HU).

1996 a 1998 – É traçado diagnóstico para construção de um novo HU.

2000 – Início da construção do Centro de Atenção à Saúde (CAS), no bairro Dom Bosco.

2006 – Inauguração da estrutura física do primeiro módulo ambulatorial do HU-UFJF. A obra trouxe para a região um dos centros de assistência mais modernos do país, com exames pouco comuns no SUS e um diferencial no atendimento ao usuário, através do Acolhimento Integrado.

2007 – Todo serviço ambulatorial – diagnóstico e terapêutico (clínicas, consultórios, central de diagnóstico, farmácia, leitos para internação-dia e salas de aula) é transferido da Unidade Santa Catarina para a Unidade Dom Bosco (CAS). O serviço de Fisioterapia também é transferido para o HU/CAS.

2012 – UFJF inicia as obras de ampliação da unidade Dom Bosco. O novo espaço contará com uma área de 54 mil metros quadrados, onde funcionarão tanto a parte ambulatorial quanto a de internação.

2014 – Universidade assina contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada pelo Governo Federal para administrar os hospitais universitários do país.

Outras informações: (32) 4009-5100 – Hospital Universitário da UFJF