ashton_eaton_cerimonia_abertura_foto_guilherme_leite_ufjf_ufjf2016

Atletas do Canadá e Ashton Eaton, dos EUA (terceiro à direita), durante encontro para assistir à cerimônia de abertura (Foto: Guilherme Leite/UFJF)

Atletas que estão se preparando para as provas de atletismo na UFJF aprovaram a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, realizada nesta sexta-feira, 5, que trouxe espetáculos musicais e mensagens sobre diversidade, tolerância e meio-ambiente.

O eslovaco Marcel Lomnicky iria ao Rio de Janeiro participar da solenidade, mas decidiu continuar em Juiz de Fora para treinar mais o lançamento de martelo. “Foi emocionante ver meus compatriotas entrarem com a bandeira do nosso país. Somos uma delegação pequena, e esta é uma experiência única.”

A corredora polonesa dos 400 metros com barreiras, Joanna Linkiewicz, disse que toda a equipe adorou a cerimônia, que comemoraram ao ver seus amigos representando o país. “Os brasileiros são muito alegres, contagiam as pessoas em volta”, afirmou.

O americano Ashton Eaton elogiou muito o evento por ter a oportunidade de conhecer a história e a cultura do Brasil, encenadas na festa. Ao longo de quatro horas, a cerimônia trouxe clássicos da bossa nova, MPB, samba e funk. Índios e bailarinos encenaram trechos da história e da formação do povo brasileiro.

“Mas o melhor de tudo foi a Floresta dos Atletas, não vejo a hora de plantar a minha árvore”, disse Eaton. Todo esportista desta edição dos Jogos semeará a semente de uma árvore nativa, criando assim a Floresta dos Atletas. A proposta segue uma das principais mensagens da Rio 2016 sobre alerta para conservação do meio ambiente e práticas mais sustentáteis. A pira olímpica é a menor da história, para emitir menos gás carbônico. Os arcos olímpicos também não assumiram as cores tradicionais (preto, vermelho, amarelo, verde, e azul), mas forma constituídos por plantas verdes.

A tradicional volta olímpica foi mais curta neste ano: em vez de contornarem o estádio todo, as delegações de 207 países desfilaram por um corredor formado por voluntários. Os jogadores da seleção masculina de vôlei do Egito, que treinaram na UFJF nas últimas semanas, participaram da entrada com outros atletas do país.

Portal UFJF 2016
UFJF 2016 no Facebook e no Instagram