Ashton_Eaton_entrevista_UFJF_03082016_Foto_Twin_Alvarenga_ufjf2016

Ashton Eaton: “Se ganho por fazer o meu melhor, tudo bem. Se não venço, mas o fiz o meu melhor, ainda assim está bem”(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A vontade de fazer sempre o melhor de si é um dos principais fatores que move o recordista mundial e campeão olímpico do decatlo, Ashton Eaton. “Às pessoas que dizem ‘Ei, você tentará ganhar medalha de ouro novamente e somente pouquíssimos conseguiram isso’ digo quais são as minhas escolhas como atleta: tentar vencer, ou não. A premiação é secundária. Se ganho por fazer o meu melhor, tudo bem. Se não venço, mas fiz o  meu melhor, ainda assim está bem, porque tentei”, disse o atleta americano, em entrevista, nesta quarta-feira, 3.

Um dos esportistas mais completos do mundo, Eaton está treinando na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Mais de 320 esportistas e técnicos escolheram a instituição como base olímpica.

Favorito ao ouro na sua modalidade, que envolve dez provas do atletismo, e campeão de todas as competições mundiais de que participou desde 2012, o americano não se considera o melhor esportista do mundo. “Há vários atletas muito bons. Sou o que escolheu o decatlo. Mas penso que outros que decidiram atuar com eventos combinados [decatlo, heptatlo e outros] alcançaram pontuação alta. Só sou bom no que faço.”

Treinador

Ashton_Eaton_salto_com_vara_pole_vault_ufjf_03082016_Foto_Twin_alvarenga_UFJF_ufjf2016

Nesta quarta, 3, Eaton enfatizou saltos com vara no treino (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Desde que iniciou treinamentos com o técnico Harry Marra, em 2009, depois de não obter classificação para a Olimpíada de Pequim, em 2008, Eaton passou a colecionar medalhas em mundiais. “Marra é um excelente treinador, atua como técnico desde que ele tinha 24 anos – atualmente está com 69. Portanto tem bastante experiência e é muito inteligente em provas combinadas do atletismo.”

Para embalar a possível vitória, no Rio, e a de seus fãs, o americano e sua mulher, a heptatleta canadense Brianne Theisen-Eaton, criaram a campanha #WhatsYourGold (Qual é o seu ouro?). O objetivo é motivar pessoas a implementarem atitudes “para vencer” na vida. “Seja isso conseguir uma promoção, começar um negócio ou ajudar em trabalho de caridade. Recebemos muita inspiração vinda de jovens”, disse o atleta.

Seu próximo “ouro” é vencer no Rio. “Espero que isso aconteça. Penso que  será uma grande competição”, destacou, apontando, como outros atletas entrevistados, aspectos positivos de Juiz de Fora e da infraestrutura universitária.

Já o fã ganhador da campanha do casal estará, no dia 10 de agosto, no Rio de Janeiro. A cidade-sede da Olimpíada também teve papel preponderante na relação. O casal começou a sair junto nos Jogos Pan-Americanos, realizados na cidade, em 2007. Desde o casamento, em 2013, os dois figuram como uma das estrelas do esporte nos Estados Unidos.

“É muito importante treinar com Brianne. Ela é boa em tudo que não sou, principalmente em relação a alimentação, a planejamento e a muitos pequenos detalhes, os quais nos torna melhor como atletas. Tento ser um apoiador mental para ela. Espero que ela vença [no Rio]. É o meu sonho.”

À noite alguns sonhos são sobre provas. Apesar de não realizar prática específica de preparação mental para as competições, o decatleta diz que, algumas vezes, sonha com as disputas, assim como outros atletas, segundo o americano. Uma prova, no entanto, não entra na fase onírica tampouco na realidade. Eaton não treina para os 1.500 metros. “Há outras nove provas. Esta é só uma.”

Histórico recente

Brianne_Theisen_Eaton_heptatlo_ufjf_010816_foto_twin_alvarenga_UFJF_ufjf2016

Brianne Theisen-Eaton, durante treino na UFJF, é medalhista de prata no heptatlo (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Eaton venceu todas as provas que disputou desde 2012 (decatlo outdoor e heptatlo indoor). É o atual recordista mundial, sendo apenas o segundo atleta que alcançou a marca de mais de 9 mil pontos no decatlo, batendo ainda, em seguida, o seu próprio recorde. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, conseguiu medalha de ouro.

Brianne Theisen-Eaton vem em uma crescente. Após o 10º lugar em Londres-2012, a atleta conquistou a medalha de prata nos dois últimos mundiais de heptatlo e foi a campeã do último campeonato mundial indoor (em estádio coberto) no pentatlo.

Premiação de Ashton Eaton
Decatlo
Ouro nos Jogos Olímpicos de Londres – 2012
Ouro no Mundial de Atletismo – 2015 e 2013
Prata no Mundial de Atletismo – 2011

Heptatlo
Ouro no Mundial Indoor de Atletismo – 2016, 2014 e 2012

Premiação de Brianne
Heptatlo
Prata no Mundial de Atletismo – 2013 e 2015

Pentatlo
Ouro no Mundial Indoor de Atletismo – 2016
Prata no Mundial Indoor de Atletismo – 2014

Revezamento 4 x 400 metros
Bronze nos Jogos Pan-Americanos – 2015

Decatlo
A modalidade consiste em dez provas de atletismo. Nos Jogos Olímpicos, as atividades são divididas em dois dias: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400 metros rasos, no primeiro dia; e 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500 metros rasos no segundo dia.

As provas da modalidade, no Rio, ocorrem nos dias 17 e 18 de agosto. O período de permanência de Eaton, na Universidade, ainda será confirmado.

Portal UFJF 2016
UFJF 2016 no Facebook e no Instagram